Resultado do sorteio da fase de grupos do Campeonato da Europa Sub-20 masculinos Eslováquia 2010

PUB

O sorteio da fase de grupos do Campeonato da Europa Sub-20 Eslováquia 2010 decorreu na sede da EHF, na Áustria, pelas 13h00 locais desta sexta-feira, 30 de Abril.

Na fase final do Campeonato da Europa Sub-20, vão estar presentes 16 selecções. Directamente qualificados já estavam a Eslováquia (organizador), Alemanha e Dinamarca (1º e 2º lugares, respectivamente no Campeonato da Europa Sub-18 2008).

Dos grupos de qualificação, apuraram-se a Eslovénia, Vencedor Grupo 2 – Islândia, Croácia, Espanha, França, Rússia, Portugal e República Checa (primeiros classificados dos respectivos grupos de qualificação) e Suécia, Sérvia, Israel, Finlândia e Roménia (segundos classificados dos grupos de qualificação).

Apuradas as selecções para a fase final do Campeonato da Europa Sub-20 masculinos Eslováquia 2010, o resultado do sorteio foi o seguinte:

Grupo A
Islândia, Portugal, Eslováquia e Israel

Grupo B
Dinamarca, França, República Checa e Sérvia

Grupo C
Alemanha, Espanha, Rússia e Finlândia

Grupo D
Eslovénia, Croácia, Suécia e Roménia

As selecções suplentes são as seguintes:
Nº 1 – Ucrânia (2º lugar no grupo de qualificação 7)
Nº 2 – Grécia (2 lugar no grupo de qualificação 8)
Nº 3 – Bielorússia (2º lugar no grupo de qualificação 6)

Sobre o grupo de Portugal, o seleccionador nacional Rolando Freitas começou por dizer que “qualquer sorteio de uma fase final de um campeonato da europa é sempre algo difícil, já que é uma prova complicada, com dezasseis equipas de grande valor. Quaisquer que sejam as equipas do sorteio, são sempre selecções difíceis e, à semelhança dos outros anos, vamos trabalhar muito para passar para a fase seguinte”. No que diz respeito ao Grupo A, “este grupo é um grupo ao qual falta uma equipa, que será sempre muito forte. É um grupo que se caracteriza por ter a equipa da casa e as equipas que organizam as provas querem ter bons resultados e por isso, torna o grupo mais complicado. De Israel não sabemos quase nada, só que se apurou em casa e eliminou a Hungria, o que não deixa de ser significativo. É um grupo difícil, mas o objectivo é concentrarmo-nos no primeiro jogo e, a partir daí, definir a nossa estratégia para o resto do campeonato”, concluiu o seleccionador nacional.

A fase final do Campeonato da Europa em Bratislava, Eslováquia, tem início a 29 de Julho, dia em que também terá lugar a cerimónia oficial de abertura. A fase preliminar termina a 1 de Agosto de 2010. Os dois primeiros classificados de cada Grupo – A, B, C e D – qualificam-se para o “main-round” (1º ao 8º lugares), enquanto os terceiro e quarto classificados vão cruzar-se no “intermediate round” (9º ao 16º classificados).

Concluídas estas duas rondas, os jogos de classificação final, semi-finais e final vão ser disputados de 6 a 8 de Agosto de 2010.

Um calendário mais detalhado será divulgado nas próximas semanas, já com o horário dos jogos.

Para mais informações sobre o Campeonato da Europa Sub-20 masculinos Eslováquia 2010, consulte o site www.ehf-20euro2010.com.

Patrocinadores Institucionais