Play Off de apuramento ao Campeonato do Mundo 2011: Portugal quase surpreende Espanha

PUB

Portugal disputou, este domingo, na Luz, a 1ª mão do Play-Off de apuramento ao Campeonato do Mundo Suécia 2011, perante a Espanha, num jogo que quase encheu o Pavilhão da Luz.

A Selecção Nacional entrou com toda a garra no jogo e abriu o marcador, conseguindo os 2-0 iniciais. Em resposta, a Espanha empatou (2-2) mas a vantagem continuou a pertencer a Portugal, que entretanto perdeu Carlos Carneiro, ainda durante os primeiros cinco minutos, devido a lesão. Aos 17 minutos a Espanha passou, pela primeira vez, para a frente do marcador (7-6) mas Portugal voltou a empatar pelas mãos de Cláudio Pedroso e, em seguida, voltou a adiantar-se. A Selecção Nacional aguentou a vantagem até aos 28 minutos, momento em que os espanhóis voltaram a conseguir o empate (13-13). Ao intervalo, registava-se uma igualdade a 14 golos no marcador.

No regresso ao campo para a segunda parte, foi a Espanha quem marcou primeiro, conseguindo, aos cinco minutos da 2ª parte, estar pela primeira vez com três golos de vantagem sobre Portugal. A Selecção Nacional não baixou o ritmo de jogo e nunca deixou de lutar pelo resultado e, a cinco minutos do fim, Dario Andrade voltou a restabelecer o empate (25-25). Na emocionante recta final do jogo, Portugal já não conseguiu chegar ao empate.

O guardião português Hugo Figueira esteve muito bem a defender a baliza nacional, tendo protagonizado notáveis defesas ao longo de todo o jogo.

Portugal e Espanha disputam a 2ª mão do play-off já na próxima sexta-feira, pelas 20h30 locais (menos uma hora em Portugal), em Guadalajara.

Mats Olsson (treinador de Portugal):

“Perder ou ganhar por um golo, tal como empatar, quando estamos a seis dias de novo jogo em Espanha, mostra que a eliminatória está no intervalo e está viva. Temos mais uma semana de trabalho, vamos continuar a analisar este jogo, para melhorar na segunda ronda. A esperança está viva, queremos ganhar por um em Espanha é por isso que vamos continuar a trabalhar. Foi pena que o nosso organizador principal de jogo, Carlos Carneiro, tenha sido obrigado a sair de jogo aos cinco minutos. Tenho de realçar o trabalho dos outros jogadores que conseguiram superar todos os problemas que se colocaram à equipa. Com estrutura e organização conseguimos fazê-lo. Houve jogadores que estiveram muito bem. Na segunda parte houve jogadores que se mostraram um pouco cansados e com o cansaço aparecem mais facilmente os erros. Este jogo vale essencialmente para ver que é possível a Portugal jogar um jogo a este nível, contra uma selecção que teve seis ou sete jogadores na ‘final-four’ da Champions League”.

Hugo Figueira (jogador de Portugal):

“Trocava a minha exibição pela vitória de Portugal. Fizemos um excelente jogo contra a Espanha, estivemos bem na defesa e essa foi a chave do sucesso. Acho que a Espanha não esperava tanto da nossa equipa. Se não acreditasse que podemos ir a Espanha ganhar, não estava cá. É possível derrotar a Espanha”.

Valero Ribera (treinador da Espanha):

“Penso que foi uma vitória justa, num jogo muito disputado, como se viu. Portugal jogou como esperávamos, muito bem em contra-ataque. Preparou muito bem o jogo, superou com facilidade a nossa defesa mista. Falhámos bolas muito claras, até desperdiçámos cinco livres de sete metros, e situações muito claras. Estou contente com o resultado, sabia que ía ser um jogo muito difícil. Defendemos bem no sistema de ‘6×0’ e penso que merecemos ganhar, embora que apenas por um golo”.

Marcha do marcador:

1ª parte – 2-0; 4-2 (5m), 6-4 (10m); 6-6 (15m); 9-8 (20m); 13-10 (25m); 14-14 (intervalo) / 2ª parte – 15-18 (35m), 18-20 (40m); 19-21 (45m), 21-22 (50m); 24-25 (55m); 26-27 (fim).

Patrocinadores Institucionais