O Clube Desportivo Xico Andebol conquistou, este domingo, pela primeira vez, a Taça de Portugal.
Naquela que foi a primeira final da Taça de Portugal para o CD Xico Andebol, os dois finalistas – Xico Andebol e Sporting CP – foram os protagonistas de uma final muito disputada.
Os primeiros 4 ataques, dois para cada lado, não resultaram em golo graças aos guarda-redes de ambas as equipas. O Xico abriu o marcador com um golo de Nuno Silva e o Sporting empatou logo em seguida, pelas mãos de Fábio Magalhães, tendo passado, logo após, para a frente do marcador.
O Xico Andebol voltou a estabelecer a igualdade (3-3) à passagem do nono minuto de jogo, mas a equipa leonina rapidamente voltou a ganhar vantagem. A equipa de Guimarães voltou a empatar o jogo aos 18 minutos, através da marcação de um livre de sete metros e numa altura em que o Sporting se encontrava em inferioridade numérica – com menos dois jogadores – e, tirando o melhor partido dessa situação, o Xico Andebol deu a volta ao resultado (9-7) e manteve-se em vantagem até ao intervalo, altura em que o marcador registava 15-12.
De regresso ao campo, o ritmo de jogo manteve-se, de parte a parte, e o Sporting continuou a tentar recuperar da desvantagem e dar a volta ao resultado. O Xico Andebol foi conseguindo manter-se em vantagem, até meio da segunda parte, momento em que o Sporting entrou recuperação. A equipa lisboeta conseguiu um parcial de 6-0 e voltou a estabelecer a igualdade no marcador a 21 golos. O Xico Andebol voltou conseguir a vantagem, nos minutos seguintes e o Sporting já não foi capaz de recuperar e dar a volta ao resultado. O final da Taça de Portugal terminou com a vitória do Xico Andebol, por 27-24.
Em grande destaque esteve o guarda-redes do Xico Andebol, Paulo Sampaio, com 17 defesas ao longo do jogo (41% de eficácia).
Na conferência de imprensa que se seguiu ao jogo, Nuno Santos, treinador do Xico Andebol, disse que “o que fica deste jogo, na minha forma de o entender, é que nós abordámos o jogo com mais vontade de o ganhar. Desde o princípio ao fim do jogo, nós fomos quase sempre superiores ao Sporting. Isto para nós é tão grande que não há um adjectivo que eu consiga encontrar para qualificar esta conquista da Taça. Fica para a história o Xico Andebol ter ganho a Taça de Portugal.”
Também o guarda-redes Paulo Sampaio se mostrou muito satisfeito com a conquista deste troféu: “Todos fomos heróis, hoje e é um feito histórico para este clube. É o culminar de uma grande época que fizémos e é, sem sombra de dúvida, muito meritório para esta equipa que trabalhou muito para chegar aqui.”
No final do jogo, houve lugar à cerimónia da entrega de prémios. O presidente da Federação, Sr. Henrique Torrinha, entregou o troféu ao Sporting CP e o presidente da Câmara Municipal de Tavira, Dr. Jorge Botelho, entregou a Taça de Portugal ao clube vencedor, o Xico Andebol.
Marcha do marcador: 1-2 (5m); 3-4 (10m); 5-7 (15m); 9-7 (20m); 13-10 (25m) e 15-12 (intervalo). 2ª parte: 17-13 (35m), 19-15 (40m), 21-17 (45m), 21-20 (50m), 23-22 (55m) e 27-24 (final).
O boletim de jogo podem ser consultado no Portal do Andebol, em Competições Nacionais.
Calendário e resultados da Taça de Portugal – Pav. Mun. Tavira
Sábado, 26.06.10
15h05 – SC Horta : CD Xico Andebol 23-26 (9-15)
17h00 – Liberty Seguros/ S. Bernardo AC : Sporting CP 19-27 (7-10)
Domingo, 27.06.10
17h00 – FINAL – CD Xico Andebol : Sporting CP 27-24 (15-12)