Portugal-Polónia apresentado em Portimão

PUB

A Federação de Andebol de Portugal (FAP) e a Câmara Municipal de Portimão promoveram no final da manhã de hoje a cerimónia de apresentação do jogo Portugal-Polónia, a realizar este domingo em Portimão (RTP 2 – 17 h.), relativo à 2.ª jornada do grupo 3 da fase de apuramento para o ‘Europeu’ – Sérbia 2012.

A iniciativa, que decorreu no auditório do Portimão Arena e permitiu também a apresentação da Fidelidade Mundial como novo parceiro da FAP, contou com a presença de Isabel Guerreiro, veradora do pelouro de Desporto da Câmara Municipal de Portimão; Henrique Torrinha, presidente da Federação de Andebol de Portugal; Filomena Pascoal, do Gabinete de Comunicação da Fidelidade Mundial; João Baltazar Mendes, da Solução – Correctores e Consultores de Seguros, bem como do seleccionador nacional, Mats Olsson, e dos jogadores Carlos Carneiro e David Tavares.

O presidente da FAP, Henrique Torrinha, começou por agradecer o acolhimento da autarquia algarvia‘neste como noutros eventos’, dirigindo depois palavras de apreço à Fidelidade, ‘com quem esperamos estabelecer uma parceria frutífera e duradoura que se mostre um sucesso’, e a João Baltazar Mendes, da Solução – Consultores e Correctores de Seguros, que se encontra desde a instituição do seguro desportivo ligado à FAP. Henrique Torrinha entregou depois lembranças alusivas ao evento à Câmara Municipal de Portimão e à Fidelidade Mundial.

Filomena Pascoal, da Fidelidade Mundial, recordou que ‘o acordo estabelecido vai permitir o desenvolvimento da modalidade’, com a oferta de um seguro de acidente desportivo alargado aos mais diversos escalões etários. ‘Desporto é saúde e essa é uma das prioridades das seguradoras’, recordou Filomena Pascoal, para depois assegurar que ‘queremos ajudar as selecções nacionais de andebol a ultrapassarem outras barreiras’.

ORGULHO DA CÂMARA DE PORTIMÃO

A vereadora da Câmara Municipal de Portimão expressou o ‘orgulho da edilidade de Portimão receber a principal selecção nacional de andebol’, para lembrar que a sua autarquia já mantém um protocolo com a Associação de Andebol do Algarve, salientando o facto deste domingo, dia do jogo Portugal-Polónia, a referida associação regional não realizar qualquer partida do seu calendário regional, de modo a permitir aos jovens praticantes a possibilidade de assistirem ao jogo da selecção nacional sénior.

MATS OLSSON
‘Polónia é a principal candidata à vitória no grupo, mas queremos surpreender a Europa’

A conferência de imprensa não terminou sem que o seleccionador nacional Mats Olsson e os jogadores Carlos Carneiro e David Tavares fizessem a abordagem do jogo deste domingo.
‘Vamos defrontar a selecção que apresenta o estatuto de principal candidata à vitória no nosso grupo. A Polónia foi quarta no último ‘europeu’ da Áustria e terceira no último ‘mundial’ da Croácia, pelo que, se fosse futebol, poderíamos dizer que vamos defrontar um adversário como o Brasil ou Argentina’. Mats Olsson assegurou que ‘todos temos a noção que vamos defrontar uma equipa muito forte. Mas, como todo o respeito pela Polónia, não vamos entrar vencidos. Estamos a trabalhar para conquistar os dois pontos e surpreendermos a Europa do andebol’.
Sobre a importância da partida, o seleccionador nacional reconhece que ‘não é decisiva’ mas ‘todos os pontos que venham são positivos’, já que existe a forte possibilidade da Polónia cumprir invicta toda a fase de apuramento. Portugal vem de uma derrota (34-31) na recente deslocação à Eslovénia, um resultado que, sem deixar o seleccionador nacional feliz, acaba por não ser de todo negativo já que num eventual empate pontual com a Eslovénia, essa diferença de três golos pode ser superada em Portugal.

Instado a fazer o retrato da Polónia, Mats Olsson recordou que se trata de ‘uma equipa fisicamente muito forte, com cinco jogadores acima dos 2 metros de altura e que, defensivamente, são muito eficazes’.
Quanto a pontos menos fortes, Olsson falou de alguma dificuldade na transição defesa x ataque.

CARLOS CARNEIRO
‘Estamos conscientes das dificuldades

Basicamente, o capitão Carlos Carneiro afinou pelo mesmo diapasão do técnico. ‘Estamos conscientes das dificuldades que vamos encontrar. Temos trabalhado bem e vimos de um jogo que perdemos mas em que saímos do campo com a sensação de que podíamos ter ganho. A Polónia não tem pontos fracos mas vamos tentar aproveitar a sua menos mobilidade’. Carlos Carneiro falou de um sentimento comum a toda a equipa. ‘Estamos há alguns anos afastados das fases finais das grandes competições europeias e mundiais. Sabemos que para regressarmos lá, temos de ultrapassar adversários difíceis como a Polónia. Se conseguirmos pontuar este domingo, será óptimo’, diz Carneiro.

DAVID TAVARES
‘Para já, só pensamos na Polónia

David Tavares está totalmente concentrado no jogo de domingo e ainda não pensa na Ucrânia, um dos adversários a quem Portugal vai ter obrigatoriamente de ganhar se quer visar o passaporte para a Sérvia.
‘Ainda não estamos a pensar na Ucrânia. As nossas atenções estão voltadas para o jogo com a Polónia. Só depois pensaremos na Ucrânia, a quem queremos ganhar os dois jogos, e na Eslovénia, que vamos receber em Portugal pensando numa vitória por mais de três golos’.
Sobre a ausência das fases finais, ‘essa constatação motiva-nos para ultrapassar adversários mais difíceis’.

A selecção nacional sénior de Portugal, que este domingo defronta a Polónia em jogo da segunda jornada do grupo 3 da fase de apuramento (Portimão Arena – RTP 2 – 17 h.), volta a treinar esta tarde no Portimão Arena, realizando uma última sessão de trabalho na manhã de domingo.

Patrocinadores Institucionais