Andebol dá passo inédito da ligação das escolas ao desporto federado

PUB

O Fórum do Colégio Sete Fontes, em Braga, foi palco da apresentação de um conjunto de projectos para diversas áreas, que se revestem importância fundamental para o desporto, para o distrito de Braga e para o andebol em particular. É que o andebol aparece na linha da frente em alguns destes projectos lançados pela Fundação Padre António Vieira.

Escola Superior de Desporto; Centro de Medicina Desportivo; Escola de Treinadores e Desporto Escolar vs Desporto Federado foram os projectos apresentados.

No projecto Desporto Escolar vs Desporto Federado, foram assinados protocolos inéditos com cinco escolas locais – Escolas Secundárias Carlos Amarante; D.Maria II e Póvoa de Lanhoso; Agrupamento de Escolas de Lamaçães e Colégio Sete Fontes – que, em conjunto, fornecerão os atletas que constituirão as equipas do Mara Balaio Sete Fontes nos diversos escalões de formação. A estas escolas poderão juntar-se, num curto espaço de tempo, outras, que na cidade de Braga, têm o andebol como referência no desporto.

O processo é simples: os diversos professores ligados às escolas protocoladas trabalharão em rede entre si, treinando o grupo escola por si no respectivo agrupamento, estando reservados dois treinos semanais, direccionados para os “eleitos” das diversas escolas, que formarão as respectivas equipas para a competição federada. Para além da participação no desporto federado, cada uma das escolas participará a título individual nos campeonatos do Desporto Escolar.

A Escola de Treinadores é outra das vertentes do projecto e tem como finalidade potenciar e coordenar a formação de treinadores nas diversas áreas, tendo como parceiros as Federações e Associações Desportivas – ente as quais as do andebol – quer nacionais quer internacionais. Esta estrutura, designada de ETREINA terá a sua actividade distribuída pelos seguintes eixos: formação de treinadores, oferta de estágios supervisionados, formação de professores, investigação, plataforma e-learning e repositório de documentação técnica e recursos humanos.

Patrocinadores Institucionais