Competições europeias: FC Porto e SL Benfica seguem em frente

PUB

SL Benfica e FC Porto Vitalis confirmaram esta tarde a previsível manutenção nas competições europeias de clubes.

Na Taça Challenge, o SL Benfica não repetiu o triunfo do jogo da primeira mão (43-29) e perdeu com o Steaua de Bucareste por 29-23, uma margem que não inviabilizou a passagem dos benfiquistas aos oitavos-de-final da Taça Challenge. A partida ficou marcada pela lesão, de aparente gravidade, de Pedro Graça.

No final do jogo, o treinador do SLBenfica, José António Silva, confessou que não esperava tantas e inultrapassáveis dificuldades.
‘Não esperávamos ter tantas dificuldades no jogo de hoje. Temos noção de que o resultado de ontem foi perfeitamente anormal, o Steaua de Bucareste é uma excelente equipa e no sábado o jogo desequilibrou-se bastante a nosso favor. Desta feita, por alguma infelicidade na finalização já que atirámos muitas bolas ao poste, houve um período de jogo em que nos intranquilizámos muito e, de facto, as coisas complicaram-se’, começou por referir José António Silva à Benfica Tv.
‘Mas neste momento o mais importante é que passamos a eliminatória e estou francamente preocupado porque a lesão do Pedro Graça parece ser bastante grave e essa é a minha maior preocupação. Infelizmente não conseguimos ganhar, era esse o nosso objectivo, mas perdemos um jogador importante nesta fase, ainda por cima com o João Pais também lesionado’.

O técnico do SL Benfica lembrou depois os méritos do adversário
‘O resultado do primeiro jogo pode ter criado em muitas pessoas a ilusão de que este adversário era fácil, mas recordo que se trata de uma equipa que há dois anos estava na Liga dos Campeões, mudou alguns jogadores, tem muita experiência internacional, sabe como gerir os diversos momentos de jogo. Por isso hoje tivemos muitas dificuldades’. Sobre o futuro na Taça Challenge, José António Silva diz que ‘temos de uma vez por todas criar maior estabilidade no nosso jogo. Não é aceitável que alternemos momentos excelentes de jogo com momentos menos bons, de precipitação. Uma equipa experiente, como nós, tem essa obrigação. Se o fizermos, somos candidatos a ganhar todas as competições em que participamos’.

FC Porto volta a golear húngaros

No Dragão Caixa, e depois de na primeira mão ter vencido por margem de 10 golos (37-27), o FC Porto não sentiu dificuldades e voltou a vencer os húngaros do Dunaferr por 36-22 (boletim de jogo pode ser consultado em anexo). Uma entrada de dragão, com 7-0 aos 10 minutos, deu logo para entender que a eliminatória estava resolvida. O Dunaffer apenas marcou o primeiro golos aos 17 minutos (8-1) e ao intervalo a diferença já era notória (16-5).

O segundo tempo serviu para Ljubomir Obradovic rodar todos os jogadores disponíveis, pensando já no jogo da próxima quarta-feira, que coloca frente a frente os dois primeiros classificados do Andebol 1: FC Porto Vitalis e ABC de Braga.

No final do jogo, e confrontado com a facilidade que a sua equipa chegou aos 7-0, Ljubomir Obradovic
‘Estivemos muito bem na defesa e isso é que é importante neste tipo de jogos’, conferiu o técnico portista. ‘Apesar da vitória folgada da véspera, jogámos com muita motivação. Conseguimos fazer contra-ataque e jogámos com muita alegria’, referiu Obradovic que, sobre o futuro na Taça EHF, disse. ‘Queremos chegar longe… Vamos esperar pelo adversário que nos vai calhar no sorteio da próxima terça-feira e que, com certeza, será muito mais difícil que este’.

SORTEIO NA TERÇA-FEIRA

O sorteio dos oitavos-de-final das competições europeias masculinas, nas quais ainda se mantêm quatro equipas portuguesas (FC Porto Vitalis, na Taça EHF; Xico Andebol na Taça das Taças e SL Benfica e Sporti9ng na Taça Challenge) realiza-se esta terça-feira, em Viena.

Patrocinadores Institucionais