Luís Bogas e Eduardo Sampaio antevêem o ABC-Xico Andebol

PUB

Se é certo que as equipas vêm rubricando campeonatos bem distintos, encontrando-se separadas por 10 pontos, não deixa de ser menos verdadeiro que confrontos entre ABC de Braga e Xico Andebol, tenham eles como cenário o velhinho Flávio Sá Leite ou o recinto vimaranense, encerram sempre um sabor muito especial e os prognósticos saem muitas vezes adulterados.

A partida deste sábado (17 h.) não foge à regra, como se pode inferir das declarações de Luís Bogas (ABC de Baga) e Eduardo Sampaio (Xico Andebol).

No caso do ABC, tem pela frente um ciclo terrível, com três jogos a fechar a primeira volta, duas partidas na Sérvia a contar para a terceira ronda da ‘Challenge Cup’, e ainda o início da segunda volta do Andebol 1.

“São tudo jogos para ganhar e, sobretudo os do campeonato. As competições europeias, sinceramente, ainda não conhecemos bem o Radnicki e também não estamos focados para essa competição. Para já, só pensamos no Xico, uma equipa com muita tradição no andebol, que o ano passado fez uma época muito boa, fez um bom campeonato e ganhou a Taça de Portugal. Portanto, é uma equipa a ter em conta”, sustenta o lateral esquerdo academista, Luís Bogas.

O Xico Andebol está a realizar um campeonato mais modesto do que tem habituado os adeptos da modalidade, mas nada que antecipe facilidades. “É um jogo que, só teoricamente é mais acessível. Mas nós esperamos um jogo difícil que queremos tornar acessível”, adianta Luís Bogas.

O andebol é pródigo em surpresas e no ‘Sá Leite’ a memória não é curta. Por isso, Luís Bogas deixa o aviso: “Já tivemos este ano a experiência que confirma que não há jogos acessíveis. Quando jogamos com o Colégio 7 Fontes, pensamos que ia ser mais e acabámos por só vencer por três (30-27). Portanto estamos mais do que avisados e preparados”.

EDUARDO SAMPAIO
‘Nunca entramos vencidos’

Do lado do Xico Andebol, Eduardo Sampaio é um dos jogadores que mais tem dado nas vistas esta temporada e fez a antevisão da partida.

‘Dada a classificação actual, pode dizer-se que o ABC é favorito para este jogo. Mas o Xico não se dá como vencido. Vamos dar tudo para contrariar a o favoritismo do ABC. E quem conhece os jogadores do Xico sabe que ‘deixam tudo em campo’ e dão sempre o melhor para trazer os três pontos’, assegura o ponta vimaranense.

‘ Não nos damos por vencidos antecipadamente, nunca! Não vamos para nenhum campo com a consciência de que o resultado está feito. Os resultados, mais cedo ou mais tarde, vão ter de aparecer, porque não já este sábado?’, pergunta Eduardo Sampaio.

De facto, este ano os bons resultados ainda não apareceram. Porquê?

‘Será mais do que evidente a ausência de jogadores importantes e avinda de jogadores que têm pouca experiência nesta divisão. Temos uma primeira linha nova, e é complicado criar uma rotina nova. Sabemos do valor dos nossos jogadores e é uma questão de confiança e de tempo para que possam mostrar o seu valor. Estamos a trabalhar diariamente para isso, pelo que os resultados vão aparecer, mais cedo ou mais tarde, dada a nossa aplicação’, garante Eduardo Sampaio.

O derbi entre ABC de Braga e Xico Andebol disputa-se este sábado no pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga (17 h.) e vai ser dirigido pela dupla Ana Silva/Ana Afonso (Porto).

Patrocinadores Institucionais