Qualificação Mundial: Duarte Freitas faz um balanço positivo aos primeiros dias de estágio

PUB

“Identificámos as dificuldades contra a defesa 6×0”

O seleccionador fez um pequeno balanço a estes primeiros dias na Madeira e aos dois jogos amigáveis realizados com a Dinamarca, dos quais a turma das quinas venceu o primeiro. “Acho que este estágio está a ser positivo, mesmo com a equipa a demonstrar alguma dificuldade contra a defesa 6×0 da Dinamarca, mas serviu para identificarmos os problemas e poder corrigir, já com vista à fase de qualificação, tendo em conta que a Bielorrússia e a Turquia devem defender dessa forma, pois temos uma estatura pequena. A nossa preocupação de agora em diante terá essa componente em termos ofensivos de forma a estarmos preparados para esse tipo de defesa”, afirmou Duarte Freitas. E ainda sobre a equipa: “Há uma boa relação entre as jogadoras, dão-se bem e ajuda a forma de trabalhar”.

Agora, nos dias que vão anteceder a competição, o técnico quer “estabilizar o nosso jogo. Vamos corrigir aspectos defensivos que também falharam. Terá de haver muita concentração”.

Em termos físicos, o sete português segundo o seu líder está bem. “A equipa está bem em termos físicos e qualquer jogadora está apta a jogar, pois haverá por certo uma grande exigência nestes três jogos e teremos de ter sempre alternativas às jogadoras que possam vir a ser mais utilizadas”, disse o seleccionador.

Escolas de Machico e Caniço recebem a selecção

A selecção nacional treina amanhã às 10h30 na Escola Básica e Secundária de Machico, numa sessão aberta aos alunos daquele estabelecimento de ensino que irão conviver com as atletas no final. À tarde, a Escola Básica e Secundária dos 2º e 3º Ciclos, também vai receber a visita das pupilas de Duarte Freitas às 14h55, para mais uma sessão de convívio com os alunos.
Ao final da tarde, a partir das 18h30, as jogadoras vão fazer banhos e massagens no Hotel CS Madeira, que assim acolhe a equipa nacional proporcionando a recuperação do esforço já dispendido pelas andebolistas.

MARIA PEREIRA QUER O PAVILHÃO CHEIO

“Apoio do público será motivante e fundamental”

Maria Pereira foi uma das jogadoras em destaque nesta selecção nos embates com a Dinamarca. A primeira linha nacional espera que a população madeirense confirme o seu gosto pela modalidade. “Estamos aqui na Madeira, onde sabemos que há muitas pessoas a gostar de andebol. Por isso, esperamos um pavilhão cheio de forma que nos ajudem a conseguir a qualificação. O apoio do público será motivante e fundamental”, disse.

Em relação ao trabalho realizado até agora, a jogadora do Colégio João de Barros, considera que “a vitória conseguida frente à Dinamarca foi motivante e esperamos que estes dois jogos de preparação nos ajudem em termos do nosso objectivo que é a fase de qualificação”. No seu entender, “o grupo está a trabalhar bem, embora já não estivesse junto há mais de 2 meses. Mas agora todas já sabemos o que cada uma tem de fazer. Isto é um trabalho a longo prazo pois temos jogadoras muito jovens”.

Patrocinadores Institucionais