Qualificação Mundial Seniores Femininos: Duarte Freitas dirigiu ontem primeiro treino no Funchal

PUB

“A parceria com a Dinamarca vem no tempo certo”

O seleccionador nacional Duarte Freitas dirigiu uma sessão vespertina no pavilhão maritimista, afinando questões técnico-tácticas com vista aos dois encontros amigáveis que vai disputar na sexta-feira e sábado contra e Dinamarca. E neste primeiro dia, tudo decorreu dentro da normalidade, com a equipa das quinas a treinar na Escola da Camacha na quinta-feira, às 10 horas, havendo no final uma acção de convívio com os alunos dessa escola madeirense.

“Quase todas as atletas estão aptas para este estágio, embora existam pequenos problemas em uma ou outra”, começou por afirmar o técnico nacional. Para o líder de Portugal, o tempo de preparação é o ideal: “Penso que este tempo de estágio será o suficiente para podermos afinar questões em termos técnico-táctico, pois este grupo já trabalha junto a algum tempo, quase um ano. Desta forma já temos muito trabalho e vamos aprimorar ainda algumas coisas, mas julgo que é suficiente para na próxima semana podermos estar em condições para jogar a qualificação”.

Importantes são os jogos de preparação com as dinamarquesas: “É muito bom ter esta parceria com a Dinamarca e realizar estes dois jogos amigáveis. Vem ajudar imenso e está no tempo certo em termos de preparação”.

“Turquia é um adversário poderoso”

As portuguesas vão discutir o apuramento com as bielorrussas, turcas e finlandesas. A tarefa não é fácil, mas Duarte Freitas quer seguir em frente. “Há duas selecções que querem seguir em frente. A Turquia é a que tem perspectivas mais altas em termos de qualificação, com uma excelente central que está numa das melhores equipas da Europa. A Bielorrússia tem um grande poderio físico muito grande e também é uma candidata a seguir em frente. Mas nós não queremos ficar atrás”, disse. E para o técnico nacional o facto de “a Turquia chegar mais cedo e é um sinal de que está apostar forte na qualificação”.

Jogar em casa e com um forte apoio. É esta a esperança de Duarte Freitas: “Muitas das jogadoras são daqui, outras jogam aqui com frequência, o que esperam é que o pavilhão possa estar cheio. Quanto à ilha da Madeira, é um prazer estar aqui numa Região tão bonita. Penso que o público será fundamental e uma peça importante na nossa luta pelo apuramento”.

TÂNIA SILVA ESTÁ ESPERANÇADA NA QUALIFICAÇÃO

“Esperamos um pavilhão cheio e a participar no jogo”

A capitã da selecção nacional, Tânia Silva, foi a eleita para falar à imprensa sobre este primeiro dia de estágio na Madeira. E a guarda-redes mostrou-se esperançada no apuramento para a fase seguinte. “Estive um pouco limitada neste primeiro treino. Mas trabalhámos bem em termos defensivos, com as pessoas a comunicar. Estamos a criar um bom espírito de união em prol de um objectivo”, afirmou após o treino.

Os embates com as dinamarquesas são importantes na opinião desta capitã: “A Dinamarca é uma super equipa embora não esteja aqui com a formação principal. Acho que vai ser uma mais valia e será por certo bom para nós”.

Quanto às selecções que jogam esta qualificação, Tânia Silva foi clara: “Já joguei contra a Bielorrúsia, contra a Turquia mas não conheço a Finlândia. Acho que em termos de garra e forma de jogar, as bielorrussas podem complicar bastante pois lutam até ao fim”.

Decisivo deve ser o apoio dos adeptos madeirenses: “Esperamos um pavilhão sempre cheio a apoiar. Que venham não só ver o jogo mas que venham participar no jogo, pois isso é importante. Estando as coisas a correr bem ou mal, o importante é apoiar e viver a partida”.

Veja a reportagem do primeiro dia de estágio da Selecção Nacional A feminina, no Funchal aqui.

Patrocinadores Institucionais