Sporting CP vence na Luz e garante presença na Supertaça

PUB

O Sporting CP venceu esta tarde o SL Benfica por 28-21, em jogo da 11.ª jornada, última da primeira volta do Andebol 1. Com este triunfo, os ‘leões’ garantiram o sexto lugar no final da primeira volta da prova, o que lhes garantiu a última vaga ainda disponível para a Supertaça 2011, que vai disputar-se em Portimão.

Na Luz, assistiu-se a uma partida marcada pelos primeiros trinta minutos de equilíbrio. Pese o facto do Sporting ter chegado a deter uma vantagem de três golos (6-9), as duas equipas foram para o intervalo empatadas a 13. O Sporting entrou melhor na segunda parte e aos 45 minutos vencia já por seis golos (16-22). A partida passou então por momentos menos interessantes, como o espelha o elevado número de exclusões registadas no boletim de jogo (17). A jogar mais com o coração do que a cabeça, e muitas vezes em dupla inferioridade numérica, o SL Benfica não foi capaz de encontrar a serenidade suficiente para evitar a derrota.

Hugo Figueira:
‘Ainda temos uma palavra a dizer’

Hugo Figueira foi uma das figuras do encontro e peça importante nos números que revestiu a vitória Sporting.
‘O S.L.Benfica era favorito, até porque jogava em casa. Sabíamos que dependíamos de nós para garantir a presença na Supertaça, em Portimão. Fizermos um excelente jogo, num ambiente adverso, mas sem dúvida que sabíamos que tínhamos de ganhar para chegar a Portimão. Conseguimos a vitória, trabalhamos muito e bem. Estamos muito contentes com o trabalho que temos vindo a desenvolver e ainda temos uma palavra a dizer neste campeonato’.

Na outra baliza esteve Ricardo Candeias. O guarda-redes do Benfica analisou assim a partida.

‘O que passou? Não sei explicar bem. Entramos mal no jogo, alguns jogadores abaixo do que costumam fazer. É estranho já que, por exemplo, no caso do pivô, muito bom, é um jogador da selecção a quem foram marcadas tantas faltas atacantes e violações de área. Quando assim é…’, disse o guarda-redes do SL Benfica.
‘Mas é uma derrota como as outras… Não contávamos com ela. Mas hoje, não sei se foi só um dia infeliz do Benfica, ou mérito do Sporting. Mas tivemos um jogo muito condicionado. É só isto que eu quero dizer’.

JOSÉ ANTÓNIO SILVA
‘Não sei se foram os nossos jogadores que perderam a cabeça…’

José António Silva, treinador do SL Benfica, em declarações à RTP 2 deixou verter alguma mágoa pela maneira como decorreu a partida.
‘Para quem é do andebol, há que analisar duas questões fundamentais que se verificaram ao longo dos 60 minutos: o critério para o jogo passivo e o critério para as exclusões. Na ânsia de recupera, falhámos muitos remates isolados tentemos mais com o coração do que com a cabeça. Quanto às exclusões, não sei muito bem se foram os nossos jogadores que perderam a cabeça. Estivemos várias vezes com três jogadores de campo’, recordou o treinador do SL Benfica.

Constituição dos grupos para a Supertaça

Terminada a primeira volta do Andebol 1, e definida a classificação dos seis primeiros, já podem definir-se os três potes em que as equipas vão ser incluídas para, depois de sorteio, serem distribuídos por dois grupos.

Assim, no pote 1 vão ser colocados ABC de Braga (1.º) e FC Porto Vitalis (2.º); no pote 2 ficam SL Benfica (3.º) e Madeira SAD); e, finalmente, no grupo 3 vão ser colocados Águas Santas (5.º) e Sporting CP (6.º), constituindo-se depois dois grupo, com três equipas (uma de cada pote).
Recorde-se que, face à marcação das eleições presidenciais para o dia 23.01.2011, a Supertaça Seniores Masculinos vai disputar-se entre 19 e 22 de Janeiro de 2011, ou seja, recua um dia em relação à data inicialmente prevista.

Patrocinadores Institucionais