Miguel Sarmento: “Um sonho? Ser campeão este ano’

PUB

O ABC de Braga encerra, este Sábado, às 17h00, o ano civil do Andebol 1, com a 16ª jornada. Mais campeonato…só para o ano, a 19 de Fevereiro. E, nada melhor para fechar as contas, do que fazê-lo com o calor do seu público, na Catedral do Andebol.

Com dois meses de vazio pela frente, o ABC acredita em casa cheia para suplantar mais um obstáculo. O M.B. Colégio 7 Fontes é modesto mas combativo.

“É uma equipa jovem e irreverente. Têm alguns jogadores que já passaram pelo ABC e, talvez por isso, galvanizam-se para mostrarem as suas credenciais. É uma equipa unida, que vale pelo conjunto, e não por ter grandes individualidades”, explica o ponta direito Miguel Sarmento.

Na primeira volta, o ABC venceu por 27 – 30, num jogo bem mais complicado do que inicialmente previsto. Até por isso, o ABC está consciente das dificuldades que poderão surgir.

“Além da vitória, queremos limpar a imagem que deixamos nesse primeiro jogo. Vamos encarar o jogo com seriedade, concentração e responsabilidade”, admite o jovem ponta.

Na ressaca de uma vitória na Luz, Miguel Sarmento define o espírito natalício que se vive no reino do ABC: “São estas vitórias que trazem mais confiança, mais adeptos e muita alegria”.

Em época de balanço, pedimos ao jogador com mais Natais no ABC, para fazer o fecho de 2010:

“O ABC tem sido uma agradável surpresa. Estamos nos 1/4 final da Taça de Portugal, estamos na Supertaça e a fazer um bom campeonato, por isso acho que está a ser um bom ano”.

Miguel Sarmento tem 20 anos, mas cumpre a 14ª época de amarelo vestido. Na ponta direita tem um amigo que lhe reduz as oportunidades: “Esta época chegou ao ABC um ponta [ndr: Rui Lourenço] que eu admiro há muito. Estava eu na formação e ele já jogava nos seniores e eu gostava muito do trabalho dele. Agora, tenho a oportunidade de trabalhar e aprender com ele. Sei que é um processo de aprendizagem contínua e sei que estou no clube certo para continuar a evoluir”.

Uma evolução que começou há 14 anos, numa ligação ao ABC que começou … com a mão esquerda. “O meu irmão, mais velho, entrou para o ABC e eu vinha com a minha mãe. Até que, a brincar, atirei com uma lata com a mão esquerda, e o treinador do meu irmão [ndr: Gaspar Rodrigues] disse para eu experimentar e entrei aí para os Bambis, com sete anos. Mas, o meu pai e o meu avô também jogaram no ABC, por isso já estava no sangue”, recorda o esquerdino.

Tantos anos a jogar de amarelo, Miguel conhece melhor do que ninguém a mística do ABC e o peso de envergar esta camisola: “A responsabilidade pesa quando passamos de juniores a seniores. Em miúdo, ficava a namorar a camisola e a vibrar com os jogos, era um sonho vestir a camisola do ABC…”. E agora, quais são os sonhos do nº 13 academista?

“Não gosto de estar a sonhar, prefiro ser realista e trabalhar dia-a-dia. Mas, um sonho, sem dúvida, ser campeão este ano”, remata Sarmento.

Os bilhetes já estão disponíveis (grátis para sócios, 5€ para público geral e 1€ para os sócios do HC Braga) e o ABC convida a massa associativa a invadir o Sá Leite para mais uma batalha.

FONTE: ABC de Braga – Gabinete de Imprensa

Patrocinadores Institucionais