C.F. Belenenses vence na Maia e entra na luta pelo apuramento

PUB

O CF Belenenses veio desta tarde à Maia vencer o Águas Santas por 22-25, em jogo da 18.ª jornada do Andebol 1 – campeonato nacional de seniores masculinos da 1.ª divisão. Um triunfo importantíssimo para os pupilos de Luís Monteiro que entram assim de forma clara na luta pelo apuramento para o grupo A da fase final já que ascenderam ao sétimo lugar, apenas a um ponto do seu adversário de ontem.

O jogo correu de feição ao Belenenses que esteve sempre na frente do marcador. As duas equipas foram para o descanso separadas por um golo, com vantagem para a turma de Belém (8-9) que na segunda parte soube sempre manter essa vantagem, ampliando-a mesmo até aos três golos, o que intranquilizou a turma da casa que nunca encontrou soluções para parar o ataque rápido do Belenenses.

Em Braga, o ABC quebrou o enguiço e ultrapassou o Madeira SAD, a quem venceu ao fim de quatro confrontos. Aos 15 m. os bracarenses – que desperdiçaram os três livres de sete metros de que dispuseram – venciam por 9-4, altura em que Paulo Fidalgo solicitou um ‘time-out’. A sua equipa reagiu, com um parcial de 0-6, passou para a frente do marcador mas os pupilos de Jorge Rito ainda empataram até ao descanso (12-12). O segundo tempo foi muito repartido, com as duas equipas a conseguirem alternadamente parciais interessantes mas os bracarenses estiveram quase sempre na frente do marcador num jogo em que o resultado final não espelha o equilíbrio que marcou o encontro, salvo os oito minutos finais.

No final da partida, e em declarações à FAP Tv, ambos os treinadores estiveram de acordo não só com a justiça da vitória da equipa da casa como no que levou a esse desfecho – a maneira eficaz como o ABC defendeu e que lhe permitiu depois utilizar o contra-ataque.

LIBERTY S.BERNARDO ESTREIA-SE A VENCER

Em Aveiro, o Liberty São Bernardo rubricou a primeira vitória na competição e venceu o MB/Colégio Sete Fontes por 26-20, triunfo que, mesmo assim, não lhe retirou das mãos a ‘lanterna-vermelha’. Não foi um jogo fácil para os pupilos de Ricardo Tavares que ao intervalo perdiam por 11-13. Para a reviravolta dos aveirenses muito contou a prestação de João Pinto que, em 14 remates, facturou por 11 vezes! Do outro lado, respondeu André Caldas com 9 golos em 11 remates.

Resultados dos jogos de hoje, referentes à 18.ª jornada do Andebol 1:

ABC de Braga-Madeira SAD, 25-20 (12-12)
Águas Santas-CF Belenenses, 22-25 (8-9)
Liberty S.Bernardo-MB/Colégio Sete Fontes, 26-20 (11-13)

Já se tinham disputado os jogos Sporting-FC Porto (21-26) e Acad.São Mamede-SL Benfica (25-36) e a jornada conclui-se em 16 de Março p.f. com o jogo Xico Andebol-Sporting da Horta.

A classificação é liderada pelo FC Porto Vitalis, com 50 pontos, seguido do ABC de Braga, com 47. Quando faltam quatro jornadas para o final da fase regular, as duas equipas já asseguraram matematicamente o apuramento para o grupo A da fase final. O Madeira SAD é terceiro, com 45 pontos, mas mais um jogo, seguido do S.L.Benfica, com 44. O Sporting é quinto (41), seguido do Águas Santas (38) e CF Belenenses (37).

Patrocinadores Institucionais