Esta quarta-feira há clássico no Sá Leite. ABC de Braga e Sporting acertam calendário da 19ª jornada

PUB

Jogo adiado por força das competições europeias, mas o ABC não adiou as esperanças de vencer mais um jogo e continuar a “fazer um bom campeonato”.

Às 21h30, a Catedral do Andebol recebe um dos jogos maiores do andebol nacional. Armando Fernandes é director desportivo do ABC e assiste com muito agrado ao campeonato que o ABC realiza e não esconde o nervosismo quando é hora de clássico.

Um ABC – Sporting é um “jogo especial” e o ABC não espera facilidades: “Geralmente, o Sporting complica-nos sempre a vida, independentemente de estarem em boa ou má forma, parece que fazem o jogo da vida deles contra o ABC. Talvez o ABC seja uma equipa que lhes dê uma motivação extra, não sei. Mas, também por isso estamos à espera do melhor Sporting da época, mas também do melhor ABC”, confessa Armando Fernandes.

Na última jornada (ABC – Madeira SAD), o ABC reencontrou-se com as vitórias, razão para estar mais moralizado do que nunca. “Depois de ‘matarmos o borrego’ (risos), a moral está ótima, estão todos mais confiantes, porque aquelas derrotas com o Madeira SAD foram um acidente de percurso, não é muito normal e provamos que temos equipa para ganhar ao Madeira… e não só”, admite o diretor desportivo.

O Sporting é 5º classificado e não surpreende. Considerado um dos mais fortes candidatos ao título, continua a ficar-se pelo rótulo e em campo, não evidencia superioridade. Apesar disso, Armando Fernandes realça “as individualidades, as muitas soluções, em todas as posições e a boa defesa”.

Na 1ª volta, o ABC soube contrariar, e sobremaneira, estas qualidades. 21 – 28, num dos melhores jogos da época do nosso ABC. “Não deixamos hipóteses para qualquer contestação à nossa superioridade. Foi um jogo completo da nossa parte, um jogo de equipa, com muita raça e vontade de ganhar. Agora, é mais do mesmo, para repetirmos ou… melhor”, explica o diretor.

O Sporting é uma equipa capaz do melhor e do pior. Depois da eliminação na Taça Challenge, na Grécia, a equipa vira todas as forças para o campeonato, pois no ABC ninguém acredita que o Sporting volte desmoralizado ou desgastado. “Têm muito tempo para recuperar e nós só estamos preocupados em estarmos no máximo das nossas forças. Temos muito para trabalhar até quarta-feira”, desvaloriza Armando Fernandes.

Muito trabalho e algumas recuperações em perspectiva. O lateral esquerdo Álvaro Rodrigues já treina com a equipa e é opção para quarta, tal como o universal Jaime Barreiros, recuperado de um desvio na rótula do joelho direito. O central Sérgio Caniço recupera da cirurgia a entorse no tornozelo e deverá voltar aos treinos dentro de quatro semanas.

Também o lateral esquerdo Rui Sustelo continua a debelar uma rutura na coxa direita e deverá voltar aos treinos com a equipa dentro de duas a três semanas. O ponta esquerdo Mário Peixoto ainda não deverá ser opção para o Sporting.

Os bilhetes estão à venda, à espera de um boa casa, para “empurrar” o ABC para mais uma vitória, como explica o diretor Armando Fernandes: “Venham assistir a um grande jogo, a um grande espectáculo de andebol. Infelizmente, não pode ser ao fim de semana, teve que ser a meio da semana, mas eu sei que a nossa massa adepta não nos vai deixar ficar mal por isso. O jogo com o Madeira SAD foi um excelente aperitivo, espero que tenha motivado o público a vir, porque houve empenho, houve garra, houve raça, jogamos muito bem e foi um grande jogo”.

FONTE: ABC de Braga – Gabinete de Imprensa

Patrocinadores Institucionais