ABC e Sporting jogam em Braga no arranque da fase final

PUB

A fase final do Andebol 1 arranca este sábado com a realização do confronto entre ABC de Braga e Sporting, o jogo grande da primeira jornada, adiada que foi para a próxima quarta-feira a partida que coloca frente a frente o S.L. Benfica e F.C.Porto Vitalis.

Bem pode dizer-se que a modalidade fica a ganhar com esta situação já que o diferimento dos dois jogos na semana permite que haja outros tantos bons espectáculos em dias distintos.

Em Braga vão encontra-se duas formações separadas por cinco pontos, com vantagem para a equipa da casa. Este duplo benefício – pontual e ambiental – não assegura ‘per si’ o triunfo da equipa de Braga mas dá-lhe uma maior margem de conforto para encarar a partida. É que, a cinco pontos de ABC e do FC Porto Vitalis, o Sporting sabe que terá a vida (ainda mais) complicada na luta pelo título nacional se entrar na fase final a perder.
Quanto ao ABC, e com dois jogos em casa na abertura da fase final (nota – depois do Sporting, cabe-lhe defrontar o Madeira SAD) tem consciência de que um duplo triunfo o mantém na rota do título, alimentando o ego ao seu aliado de longa data – o público de Braga. Nos jogos da fase regular, e frente ao Sporting, o ABC contabiliza duas vitórias por 20-17 (casa) e 28-21 (fora). Um excelente espectáculo, que vai ser dirigido pela dupla internacional Eurico Nicolau/Ivan Caçador.

MADEIRA NÃO QUER PERDER O COMBÓIO

O pavilhão do Funchal acolhe o outro jogo do grupo A com a recepção do Madeira SAD ao Águas Santas. Aqui, a vantagem pontual é igualmente da equipa da casa, por uma margem de quatro pontos. Nos jogos da fase regular verifica-se situação idêntica à do confronto entre bracarenses e leões. É que o Madeira venceu os dois confrontos, em casa (28-25) e fora (23-20) diante do Águas Santas. Os pupilos de Paulo Fidalgo são favoritos, não querem perder de vista o grupo da frente, mas Jorge Borges e os seus jogadores lá estarão para contrariar a lógica.

GRUPO B: BELENENSES EM GUIMARÃES

No grupo B, o Xico Andebol recebe o CF Belenenses numa partida que se antevê rodeada de dificuldades para a equipa vimaranense. O favoritismo inclina-se para o lado da turma forasteira, falta saber como o Belenenses reage ao facto de ter ‘perdido’ o grupo A na recta final da fase regular.

Em Aveiro, o Liberty São Bernardo recebe o Sporting da Horta e, também aqui, a turma visitante é favorita. Falta saber a opinião de Ricardo Tavares e o seu grupo de trabalho.

Jogos e árbitros para a primeira jornada da fase final do Andebol, a realizar este sábado:

– GRUPO A:</b
17.00 h. – Pav. Sá Leite – ABC de Braga-Sporting CP – Eurico Nicolau/Ivan Caçador (Leiria)
19.00 h. – Pav. Funchal – Madeira SAD-Águas Santas – Daniel Freitas/César Carvalho (Braga)

– GRUPO B:
15.00 h. – Pav.Franc.Holanda – Xico Andebol-CF Belenenses – Mário Coutinho/Ramiro Silva (Aveiro)
18.30 h. – Pav.São Bernardo – Liberty S.Bernardo-Sp.Horta – Roberto Martins/Daniel Martins (Leiria)

Patrocinadores Institucionais