Águas Santas e Sporting da Horta decidem última vaga no grupo A

PUB

Águas Santas e Sporting da Horta decidem este sábado qual das duas formações ocupa o último lugar ainda vago no grupo A da fase final do Andebol 1. Certas são as presenças de FC Porto Vitalis, ABC de Braga, SL Benfica, Madeira SAD e Sporting, sendo que para a última jornada o Águas Santos apenas depende de si, necessitando de fazer, em casa, frente ao Madeira SAD, o mesmo resultado que o Sporting da Horta consiga, em Resende, frente ao F.C.Porto Vitalis. É que, em caso de empate (em pontos) na classificação, valem as duas vitórias averbadas pelo Águas Santas frente ao Horta na fase regular.

Teoricamente, a tarefa parece mais facilitada para a turma da Maia, não porque o seu adversário seja mais acessível, mas porque o Sporting da Horta defronta o F.C. Porto Vitalis, campeão nacional em título e actual líder da classificação, que não quer ceder pontos na recta final desta fase.

Interessante também vai ser o jogo entre o Liberty São Bernardo e o Xico Andebol, duas equipas colocadas no fundo da tabela. Uma luta titânica pela fuga à descida de divisão, agora que se sabe – face à desistência do MB/Colégio 7 Fontes – apenas está em causa a descida para uma formação.

Estas lutas directas na classificação quase atiram para segundo plano um ‘clássico’ do andebol português, Sporting-SL Benfica. Nenhuma das duas equipas lisboetas quer perder pontos para o FC Porto e o Sporting sabe que, se perder em casa diante do Benfica, corre o risco de passar à fase final com cinco pontos de atraso do FC Porto, caso a turma de Ljubomir Obradovic vença o Sp. Horta.

Sobra a recepção da Ac.São Mamede ao ABC de Braga, que viaja até ao Padrão da Légua sabendo que, se vencer, o ‘pior’ que lhe pode acontecer é entrar na fase final com os mesmos pontos do FC Porto. Mas, com toda a certeza que a Académica de São Mamede não vai facilitar a tarefa dos pupilos de Jorge Rito, que continuam com as conhecidas limitações físicas no seu plantel.

– Jogos e árbitros para a 22.ª e última jornada da fase regular do Andebol 1, a disputar todos este sábado, às 17 horas:

– Pav.Casal Vistoso – Sporting-SL Benfica – Duarte Santos/Ricardo Fonseca (Madeira)
Pav.São Bernardo – Liberty S.Bernardo-Xico Andebol – António Trinca/Tiago Monteiro (Lisboa)
Pav. Mun. Padrão da Régua – Ac. S. Mamede-ABC de Braga – Bruno Rodrigues/Carlos Capela (Aveiro)
Pav.Anreade (Resende) – FC Porto Vitalis-Sp.Horta – Nuno Francisco/Fábio Perregil (Madeira)
Pav. Águas Santas – Águas Santas-Madeira SAD – Flávio Carvalho/João Malhado (Leiria)

Patrocinadores Institucionais