Águas Santas perde mas garante última vaga no grupo A

PUB

O Águas Santas garantiu este sábado a última vaga no grupo A da fase final do Andebol 1, pese a derrota caseira frente ao Madeira SAD. A formação de Jorge Borges beneficiou da derrota do Sporting da Horta frente ao FC Porto Vitalis para terminar com o mesmo número de pontos dos insulares, com quem tinham vantagem directa, graças às duas vitórias rubricadas frente ao Sp.Horta, na Maia e nos Açores.

No jogo de hoje, o Águas Santas até chegou ao intervalo em vantagem (9-8), mas no segundo tempo rapidamente os pupilos de Paulo Fidalgo passarem para a frente do marcador que comandaram até ao apito final.

Em Lisboa, em mais um ‘clássico’ da modalidade, o Sporting perdeu em casa com o S.L. Benfica, derrota que não comprometeu a já assegurada presença no grupo A na fase final do Andebol 1, mas deixa os sportinguistas com cinco pontos de atraso para FC Porto e ABC de Braga. No jogo desta tarde, o Sporting comandou o marcador até aos 40 minutos, mas a partir daí o Benfica colou-se ao adversário, o jogo passou por momentos muito equilibrados com empates sucessivos até ao 21-21 (58m.14s.), mas na hora da verdade o SL Benfica conseguiu o golo que lhe valeu os três pontos.

Sem história foram os jogos no Padrão da Légua, onde o ABC de Braga confirmou com conforto o favoritismo que lhe era atribuído diante da Académica de São Mamede; em Aveiro, onde o Liberty São Bernardo venceu o Xico Andebol e em Resende onde o FC Porto Vitalis se desembaraçou com inesperada facilidade do Sporting da Horta.

– Resultados dos jogos da 22.ª e última jornada da fase regular do Andebol 1:

Sporting-SL Benfica, 21-22 (12-9 ao intervalo)
Liberty S.Bernardo-Xico Andebol, 35-31 (20-15)
Ac. S. Mamede-ABC de Braga, 17-30 (7-16)
FC Porto Vitalis-Sp.Horta, 34-28 (21-13)
Águas Santas-Madeira SAD, 20-23 (9-8)

Sorteio da fase final na próxima segunda-feira

O sorteio da fase final do Andebol 1 realiza-se esta segunda-feira, pelas 17 horas, nas instalações da RTP – Rádio Televisão de Portugal, em Lisboa.
Constituição dos grupos para a fase final, indicando-se entre parêntesis o número de pontos com que cada equipa transita:

– GRUPO A:
F.C. Porto Vitalis (30); ABC de Braga (30); S.L. Benfica (27); Madeira SAD (27); Sporting (25) e Águas Santas (23).

– GRUPO B:
Sporting da Horta (23); CF Belenenses (23); Ac.São Mamede (16); Xico Andebol (15) e Liberty S.Bernardo (14).

COMPARAÇÃO COM A ÉPOCA PASSADA

Recorde-se que na temporada finda, o grupo A integrou FC Porto Vitalis (31 pontos); SL Benfica (27); Madeira SAD (27); ABC de Braga (26); Sporting CP (25) e CF Belenenses (25).

No grupo B participaram Xico Andebol (21); Sporting Horta (20); Liberty São Bernardo (20); Águas Santas (19); CS Marítimo (13) e A.C.Fafe (12).

Comparando as duas temporadas, ABC de Braga e Águas Santas foram as duas equipas que este ano mais progrediram (4 pontos), enquanto Xico Andebol e Liberty São Bernardo (ambos com menos 6 pontos) foram as que pior desempenho conseguiram, comparado com o ano passado.

Patrocinadores Institucionais