Andebol apresentou projecto para os dois próximos ciclos olímpicos

PUB

O auditório Vicente de Moura recebeu inúmeras personalidades, agentes da modalidade, órgãos de Comunicação Social e outros convidados que ouviram da voz do presidente da FAP, Henrique Torrinha, uma explicação detalhada das linhas orientadoras plasmadas no documento.

Entre outros, marcaram presença os representantes do IDP – Instituto Desporto de Portugal, Fanha Vieira e João Paulo Bessa; da Confederação do Desporto de Portugal, Mário Teixeira; do anfitrião Comité Olímpico, José Manuel Costa; João Baltazar Mendes, em representação da Solução – Correctores de Seguros, um dos parceiros da FAP; da ANCANP – Associação Nacional de Clubes de Andebol Não Profissional, na pessoa do seu presidente, José Carlos Correia; os presidentes do Conselho Consultivo da FAP, Luís Santos; da APAOMA, António Trinca; do Conselho de Arbitragem, António Galambas; muitos presidentes e directores das mais diversas Associações Regionais; directores de Clubes Centros de Formação e forte representação do corpo técnico das selecções nacionais.

Depois de saudar e agradecer a presença dos convidados, o presidente da FAP começou por recordar que este projecto “é a continuação de um projecto iniciado em 2004/2005 e que abrange todos os que são a essência da modalidade”. A estratégia tem como lema “Formar da Base ao Topo”, construindo uma pirâmide em que a base são os Clubes Centros de Formação. Em linhas gerais, Henrique Torrinha abordou o Centro de Treino e Estudo, “projecto de três anos para jovens talentos nascidos em 1996 e 1997 que se vão iniciar no Alto Rendimento, num processo que tem de envolver a família”. Um pouco mais à frente, a Detecção de Talentos dedicará especial atenção aos jovens nascidos em 1998 e 1999.

Peça fundamental nesta estratégia são os Clubes Desporto Escolar, já que “é fundamental ter a Escola connosco”, como recordou o presidente da FAP. Árbitros e Treinadores merecem também particular atenção nas linhas deste documento que prevê igualmente uma harmonização dos quadros competitivos, que “não podem ser estanques”.

NIVEIS SUPERIORES DE QUALIDADE

Os objectivos deste projecto focam-se essencialmente na necessidade de “atingir níveis superiores de sucesso”. E Henrique Torrinha quantificou-os. Em relação às selecções nacionais seniores passam pela qualificação para os Jogos Olímpicos de 2016 e 2020 (masculinos) e Jogos de 2020 (femininos), qualificação essa que só pode chegar via presença nos ‘europeus’ e ‘mundiais’. Quando aos escalões mais jovens, Portugal quer participar nas fases finais dos ‘europeus’ e ‘mundiais’, dando sequência àquilo que tem sido um excelente percurso. “Nos últimos 19 anos, Portugal participou em 28 fases finais dessas grandes competições nesses escalões”, recordou Henrique Torrinha.

A intensificação do trabalho qualitativo e de cooperação passa por ampliar a dinâmica nas relações com o Ministério da Educação; Autarquias; estabelecimentos de Ensino Superior e países escandinavos, para além da Alemanha, França e Espanha.

A consolidação de alguns projectos especiais que já estão em marcha, como o Andebol 4All (andebol em cadeira de rodas, andebol para deficiência intelectual/mental e andebol para deficiência auditiva); o andebol para cidadãos privados de liberdade, é outra das vertentes a desenvolver, com a implantação e desenvolvimento do andebol em cinco estabelecimentos prisionais. Em parceria com o Desporto Escolar, a FAP vai desenvolver o Andebol de Praia, ao mesmo tempo que incentivará os jovens para a carreira de árbitro.

Ainda no que se refere ao Desporto Escolar, o “Projecto Nós – 2013/2020” incrementará o Andebol como actividade de enriquecimento curricular. Depois dos primeiros passos dados em Portimão, será incrementado o ‘Street Handball’.

Em termos de Comunicação e Imagem, a “Marca Andebol” terá no Andebol 1 a sua principal montra. O Next<21 – campeonato nacional de juniores masculinos da 1.ª divisão, acompanhado de perto pelas transmissões da FAP TV, continuará a ser uma forte aposta e servirá também para promover os nossos jovens talentos. Dentro da linha de promoção da "Marca Andebol" está também a realização da Supertaça Portimão, que se joga sempre dentro e fora das quatro linhas.

A IMPORTÂNCIA DOS PARCEIROS

Henrique Torrinha não terminou a apresentação do Projecto “Nós – 2013/2020” sem falar de outra peça fundamental de toda esta engrenagem – os parceiros do Andebol – referindo os principais – Antena 1; A Bola; Sapo; RTP e Andystat – que oferece um serviço pioneiro na modalidade a nível mundial; e a CISION que, quase em tempo real, permite uma análise de comunicação, patrocínios e clipping.

Patrocinadores Institucionais