S.L. Benfica vence Belenenses no jogo grande da jornada

PUB

O S.l. Benfica venceu esta noite o CF Belenenses por 32-23, no jogo mais aguardado da 21.ª e penúltima jornada da fase regular do Andebol 1. Um resultado que afasta desde já a turma da Belém do Grupo A da fase final, já que os comandados de Luís Monteiro vão terminar a fase regular com 45 pontos – os actuais 42 mais os três que averbará na última ronda frente ao desistente MB/Colégio Sete Fontes – marca que não permitirá ultrapassar os três adversário que seguem à sua frente, Sporting da Horta, Águas Santas e Sporting.

Na Luz, assistiu-se a uma primeira parte equilibrado com empates sucessivos até aos 18 m. Depois, foi o Belenenses a passar para o comando do marcador até aos 27 minutos (11-12), com o SL Benfica a reagir muito bem e ir para o descanso com uma vantagem de dois golos (14-12). Passados os primeiros 15 minutos do segundo tempo (21-17) o SL Benfica foi ganhando conforto no marcador, terminando com um ‘score’ penalizador para a turma de Belém.

No Funchal, o Madeira SAD confirmou o favoritismo e venceu a Académica de São Mamede por 29-22, enquanto o Sporting, em Guimarães, teve vida difícil no primeiro tempo e nunca conseguiu impôr uma vantagem confortável. Os vimaranenses empataram a 12 aos 23 minutos, mas foram de domínio do Sporting os minutos finais do primeiro tempo, o que permitiu ao Sporting ir para o descanso a vencer por confortável 12-17. Sempre a pressionar, os ‘leões’ ampliaram a vantagem nos minutos iniciais do segundo tempo e cedo ‘mataram’ o jogo, pese a excelente reacção dos vimaranenses na parte final do jogo.

Em Braga, inesperadas dificuldades para o ABC no confronto com o último classificado. O Liberty São Bernardo aguentou muito bem o ímpeto inicial do ABC (6-4 aos 14 minutos), chegou aos 20 minutos com um moralizador empate (8-8) e passou para o comando do marcador aos 25 m. (10-11), mantendo a vantagem até ao intervalo. Os bracarenses inverteram a situação nos sete primeiros minutos do segundo tempo (14-11), mas o Liberty São Bernardo nunca baixou os braços. Três cartões vermelhos aos 47 minutos (dois para ABC e um para os aveirenses) ‘apimentaram’ o jogo. As duas equipas entraram empatadas nos cinco minutos finais (19-19) e, já com Bruno Dias na baliza, o ABC acabou por ser mais eficaz na hora da decisão final.

Resultados dos jogos a 21.ª jornada do Andebol 1, disputados esta quarta-feira:

Madeira SAD-Ac.São Mamede, 29-22 (14-12)
S.L. Benfica-CF Belenenses, 32-23 (14-12)
Xico Andebol-Sporting CP, 28-31(12-16)
ABC de Braga-Liberty S.Bernardo, 22-20 (10-11)

Recorde-se que o jogo Sporting da Horta-Águas Santas já se realizou no dia 5 de Março, com vitória da turma da Maia por 28-30. Quanto ao jogo MB/Colégio Sete Fontes-FC Porto Vitalis não se realiza por desistência da primeira equipa.

Patrocinadores Institucionais