Sporting CP vence CF Belenenses e facilita entrada no grupo A

PUB

O Sporting CP venceu esta tarde o CF Belenenses por 25-23, no jogo de abertura da 20.ª e antepenúltima jornada do Andebol 1. Um triunfo que praticamente coloca os ‘leões’ no grupo A da fase final, já que ascenderam ao quinto lugar, com mais dois pontos que Águas Santas e Sporting da Horta e mais quatro que o CF Belenenses que, matematicamente, ainda está na corrida.
A primeira parte foi equilibrado, com as duas equipas a comandarem alternadamente o marcador. À passagem do minuto 15 o Belenenses chegou aos dois golos de vantagem (6-8), margem que não conseguir aguentar até ao intervalo, altura em que o Sporting já seguia na frente (15-14).
O segundo tempo pertenceu quase sempre ao Sporting que chegou a ter várias vantagens de três golos. E foi exactamente com essa margem que os ‘leões’ enfrentaram os cinco minutos finais (23-20). Um parcial de 0-3 em pouco mais de dois minutos fez regressar a emoção ao jogo (23-23), mas a mais eficiente ponta final do Sporting selou a vitória leonina.

Em Guimarães, num derbi regional em que Jorge Rito não pode contar com Tiago Pereira (lesionado nos trabalhos da selecção A) e poupou Carlos Matos, o ABC cedo quis confirmar o seu favoritismo e passou aos 15 minutos com cinco golos de vantagem (4-8) para pouco depois ampliar até aos sete golos (5-12). Ao intervalo, o marcador já prenunciava (11-16) uma vitória sem grandes dificuldades do ABC que no segundo tempo chgou a ter uma vantagem de 11 golos (16-28, aos 46 m.)

No Padrão da Légua, equilíbrio durante toda a primeira parte, com empates sucessivos, desfeitos nos dois minutos finais, com vantagem para os açorianos (11-13). Entrou melhor a Ac. São Mamede, com um parcial de 3-0, mas os açorianos voltaram ao ritmo do primeiro tempo e chegaram de novo à frente (15-19, aos 40 m.) para nunca mais cederem as rédeas do jogo.

Em Aveiro começou por haver surpresa, com os aveirenses a comandarem o marcador, diversas vezes com vantagens de dois golos. E, num jogo com poucos golos, foi precisamente com essa desvantagem (9-7) que os insulares foram para o descanso. O segundo tempo foi diferente e, depois de chegarem à frente do marcador, os pupilos de Filipe Duque conseguiram sempre controlar o jogo, vencendo por margem confortável.

Resultados dos jogos da 20.ª jornada do Andebol 1:

Sporting CP-CF Belenenses, 25-23 (15-14 ao intervalo)
Xico Andebol-ABC de Braga, 21-30 (11-16)
Ac.São Mamede-Sp.Horta, 23-30 (11-13)
Liberty S.Bernardo-Madeira SAD, 19-22 (9-7)

NOTA – O jogo Águas Santas-MB/Colégio 7 Fontes não se realizou por desistência do clube visitante (conforme CO n.º 73)

A jornada termina este domingo quando, a partir das 17 horas, no Dragão Caixa, jogarem FC Porto Vitalis-e SL Benfica, sob a direcção da dupla internacional Eurico Nicolau/Ivan Caçador (Leiria)- RTP 2.

Patrocinadores Institucionais