Vitória tangencial faz F.C.Porto Vitalis regressar à liderança

PUB

O F.C.Porto Vitalis venceu esta tarde o S.L.Benfica por tangencial 27-26, reassumindo o comando do Andebol 1 que tinha cedido temporariamente ao ABC de Braga que ontem foi a Guimarães vencer o Xico Andebol. Ao intervalo, a equipa de Ljubomir Obradovic vencia já por 17-14.

Os cerca de dois mil espectadores que encheram o Dragão Caixa para assistir ao vivo à partida – a que se juntaram muitos outros que acompanharam a transmissão em directo pela RTP 2 – deram por bem empregue o tempo dispendido. É que as três equipas – como no final referiu o capitão do SL Benfica, Carlos Carneiro – proporcionaram um excelente espectáculo. Qualidade, emoção, equilíbrio e indefinição quanto ao vencedor até ao apito final foram condimentos para prender os espectadores até ao fim.

A primeira parte deu para ver um FC Porto sempre na frente do marcador, chegando ao descanso com uma vantagem de três golos (17-14). No segundo tempo, o SL Benfica melhorou a sua capacidade defensiva e, pouco a pouco, foi-se aproximando do adversário, chegando ao tangencial 22-21 aos 50 minutos. O FC Porto ainda voltou à vantagem de dois golos que não segurou até ao fim. E a sete segundos do final, em superioridade numérica, pertenceu ao SL Benfica a última posse de bola de que não viria a resultar naquele que poderia ser o golo do empate.

LJUBOMIR OBRADOVIC
«Objectivo é o tri»

No final do jogo, e em declarações à RTP 2, Ljubomir Obradovic não escondeu a importância do resultado.
«Foi uma vitória muito importante. Demonstramos que, para já, o FC Porto é melhor que o Benfica». Alertado que esta foi a primeira vitória do ano da sua equipa sobre o SL Benfica, Obradovic recordou que «também só jogamos dois jogos. O objectivo é o tri-campeonato. Estamos no bom caminho. Qual é o segredo? Grande luta. Estivemos muito melhor no jogo sem bola, e só foi pena termos falhado tantos remates dos seis metros».

JOSÉ ANTÓNIO SILVA
«Vitória podia sorrir a qualquer das equipas»

Do lado do SL Benfica, o seu treinador, José António Silva, fez a seguinte apreciação à partida.

«Assistimos a um jogo equilibrado entre duas equipas que lutaram muito. A nossa primeira parte foi má, em termos defensivos e depois corrigimos no segundo tempo. A vitória podia ter caído para qualquer dos lados», referiu o técnico do SL Benfica.

«Todos temos de estar orgulhosos pela equipa, que lutou até ao fim. Foi uma luta intensa, justa, leal por parte dos jogadores. Lamentamos não termos arrancado a vitória mas tudo fizemos para isso».

Sobre o futuro, «continuamos a depender só de nós. A equipa tem mostrado organização, hoje podíamos ter feito melhor se tivéssemos uma melhor primeira parte‘.

Inácio Carmo foi um dos jogadores em maior destaque no F.C.Porto Vitalis.
«Sabíamos que tínhamos pela frente um jogo complicado, já que o S.L.Benfica atravessa uma fase boa. Queremos repetir o feito das duas últimas épocas e ser campeões. Trabalhamos bem durante a semana. Estivemos bem». Qual o segredo? «Empenhamento de todos a 200 por cento».

O capitão Carlos Carneiro (SL Benfica) foi o melhor marcador da partida.
«O Andebol está de parabéns. Assistimos aqui a um excelente jogo e num bom ambiente. A vitória podia cair para qualquer dos lados. O F.C. Porto venceu por um e é um justo vencedor», referiu o capitão do SL Benfica. «Mas saímos daqui com amargo de boca, depois de um jogo disputado num ambiente difícil, como eu gosto. Foi um grande jogo do F.C.Porto, do S.L. Benfica e da dupla de arbitragem. Estão todos de parabéns».

Quanto ao futuro, «continuamos a depender de nós. A próxima fase são mais 10 jogos, se os ganharmos todos seremos campeões», refere Carlos Carneiro.

F.C.PORTO VITALIS MANTÉM LIDERANÇA

A duas jornadas do final da fase regular, a classificação é liderada pelo F.C.Porto Vitalis, com 54 pontos, seguido do ABC de Braga, com 53. Madeira SAD e S.L. Benfica, ambos com 48 pontos, também já garantiram a passagem ao grupo A na segunda fase. O Águas Santas (a quem só falta disputar um jogo) é quinto, com 45 pontos, os mesmos que o Sporting (6.º). O Sp.Horta – a quem também só falta disputar um jogo, no Dragão Caixa – é sétimo, com 45 pontos, seguido do CF Belenenses, que é oitavo, com 41 pontos mas dois jogos para disputar (SL Benfica, fora, e o desistente Sete Fontes, o que já garante vitória).

Patrocinadores Institucionais