F.C.Porto rubrica vitória folgada frente ao S.L.Benfica

O FC Porto Vitalis venceu esta noite o S.L.Benfica por expressivo 28-18, no jogo que marcou o fecho da sexta jornada da fase final, grupo A, do Andebol 1. Com este resultado, os pupilos de Ljubomir Obradovic cimentaram a liderança da classificação, aumentando para quatro pontos a vantagem sobre o segundo classificado, o seu adversário de hoje. Naquele que foi o quinto jogo da época entre as duas equipas, o FC Porto reduziu o ‘score’ que lhe era claramente negativo, somando a segunda vitória.

Foi um jogo quase de sentido único, aquele a que puderam assistir os 1.752 espectadores que quase lotaram as bancadas do Dragão Caixa. Com Hugo Laurentino a fechar completamente a baliza do F.C.Porto, o SL Benfica não apresentava soluções para o ataque e apenas conseguiu o segundo golo do jogo quando o cronómetro já passava dos 12 minutos e o seu treinador tinha gasto o ‘time-out’ a que tinha direito. O melhor que os benfiquistas conseguiram foi uma desvantagem de três golos (8-5, aos 22m.30s.) e as várias soluções que José António Silva ía deitando mão pareciam não resultar. Ao intervalo, o F.C.Porto Vitalis vencia já por margem confortável (13-7).

O S.L.Benfica pareceu reentrar melhor na partida, encurtou a desvantagem para quatro golos, mas a equipa da casa respondeu com um jogo muito rápido e com uma defesa bem comandada por Hugo Laurentino (22 defesas e 61% de eficácia) . A meio do segundo tempo o jogo parecia resolvido (20-13). A desqualificação de João Lopes diminuiu as opções do técnico benfiquista – que mostrava preocupação com a falta de resposta da sua equipa – enquanto do outro lado Obradovic se permitia rodar todo o plantel. O FC Porto entrou nos cinco minutos finais com uma vantagem de nove golos que ainda viria a ampliar já no minuto final, com um golo de Elias Nogueira.

Terminada a sexta jornada, o FC Porto Vitalis lidera com 45 pontos, seguido do SL Benfica, com 41 e do Madeira SAD, com 40. O Sporting é quarto, com 38 pontos, os mesmos que o ABC de Braga. Fecha a tabela do grupo A o Águas Santas, com 32 pontos.

Patrocinadores Institucionais