F.C.Porto vence na Maia e renova título nacional

PUB

O FC Porto Vitalis confirmou hoje a conquista do 16.º título português de andebol, o terceiro consecutivo, ao vencer na Maia o Águas Santas 33-29. A precisar de apenas uma vitória nas derradeiras três jornadas, o FC Porto Vitalis nem precisaria deste triunfo já que o S.L. Benfica, segundo classificado, perdeu em Braga, frente ao ABC, por 21-20.

Num ambiente que já prenunciava a festa do título, o FC Porto dominou todo o primeiro tempo, com Dario Andrade, autor de oito golos no primeiro tempo, em especial destaque. Ao intervalo, o resultado (19-11) já dava motivos de satisfação aos responsáveis portistas.

Com uma defesa agressiva e coesa, o FC Porto revelava-se intransponível e provocava erros sucessivos aos maiatos, recuperando muitas bolas que eram concluídas em bem sucedidos contra-ataques.
O Águas Santas reagiu muito bem no segundo tempo, reduziu a diferença para cinco golos aos 40 minutos (19-24), diferença que viria até a diminuir aos 51 minutos (25-29), naquilo que viria a ser o ‘canto do cisne’. A partir daí, o FC Porto não permitiu que a recuperação dos homens da casa fosse mais longe e foi semrpe controlando a diferença no marcador.

Ao apito final seguiram-se os naturais momentos de festa, com jogadores, técnicos e todo o ‘staf’ portista a confraternizar com os muitos adeptos que se deslocaram ao pavilhão do Águas Santas, comemorando o terceiro título consecutivo da formação portista.

EM DIRECTO

‘Estamos muito felizes com mais este título. Obrigado a estes adeptos, por todo o apoio que nos deram. Penso que fomos uns justos campeões’, começou por referir o treinador Ljubomir Obradovic em declarações à RTP 2. ‘Estou tranquilo porque sempre acreditamos que podíamos ganhar. Trabalhamos bem, preparamos bem o jogo e agora é a festa’.

Ricardo Moreira, uma das peças mais influentes da equipa, também falou à RTP 2.

‘É um orgulho enorme alcançar o título nacional, tal como o ano passado. Só que desta vez somos tri-campeões, não somos só campeões nem bi-campeões. É um feito enorme deste grupo de trabalho, cheio de vontade, cheio de humildade, cheio de vontade de fazer história e igualar a melhor equipa do FC Porto que também conseguiu um tri. Só com muito trabalho conseguimos este título. Todos os dias trabalhávamos com muita vontade’

ABC VENCE S.L.BENFICA

Em Braga, o ABC recebeu e venceu o S.L.Benfica por tangencial 21-20, num jogo extremamente emotivo. Sem Carlos Carneiro e George Zaikin, lesionados, o Benfica conseguiu aguentar a melhor entrada em jogo do ABC e passou para o comando do marcador aos 18 minutos (6-7), vantagem tangencial que manteria até ao intervalo (10-11).
No segundo tempo, os bracarenses reagiram bem e passados oito minutos já estavam na frente do marcador (13-12). Diria a história da partida que, até ao apito final, o S.L. Benfica nunca mais voltaria a estar em vantagem. Empurrados pelo público que preenchia em excelente número as bancadas do Sá Leite, o ABC ampliou a vantagem até aos três golos (17-14, aos 44 minutos). O ABC entrou nos cinco minutos finais com uma vantagem de dois golos (20-18), mas ainda apanhou vários sustos. O primeiro quando António Areia faz 20-19; depois quando Mário Peixoto falhou um livre de sete metros, a minuto e meio do fim) e finalmente, o último, quando Cláudio Pedroso empatou a 20, a 45 segundos do final). Valeu o derradeiro golo, de Rui Lourenço, em cima do apito final.

A oitava jornada termina amanhã, com o Sporting a receber o Madeira SAD (15 h.

GRUPO B
Sporting da Horta vence em Belém

No grupo B, o Sporting da Horta – que vinha de uma derrota em S.Mamede de Infesta – foi a Lisboa vencer o CF Belenenses por tangencial 30-29. No outro jogo da ronda, no Padrão da Légua, a Académica de São Mamede empatou em casa com o Liberty São Bernardo (27-27).
Sporting da Horta e CF Belenenses lideram com 36 pontos, seguidos de Liberty São Bernardo e Xico Andebol, ambos com 27. A Académica de São Mamede, com 25 pontos, é quinta, em lugar de descida à 2.ª divisão.

Patrocinadores Institucionais