Final da Taça Challenge: Benfica e Cimos Koper empatam na 1ª mão

PUB

No Pavilhão da Luz 2, o SL Benfica recebeu, na tarde deste domingo, o RK Cimos Koper em jogo da 1ª mão da final da Taça Challenge.

O jogo foi, durante os sessenta minutos, muito disputado e o Koper colocou muitas dificuldades ao Benfica, que teve dificuldades em passar pela dura e fechada defesa dos eslovenos. Por outro lado, a defesa da equipa da Luz não conseguiu fazer frente ao ataque do Koper, que andou sempre em igualdade no marcador com o Benfica. A cinco minutos do fim da primeira parte, o Benfica conseguiu uma vantagem de 3 golos (13-10) sobre o Koper, que ainda marcou mais um golo. Ao intervalo, o Benfica ganhava por 13-11.

Retomado o jogo após o intervalo, que marcou ainda o regresso de Zaikin, após lesão, o Benfica segurou a vantagem durante os minutos iniciais mas o Koper conseguiu restabelecer a igualdade. O Benfica acabou por estar quase sempre em vantagem no marcador, durante a segunda parte, mas sempre por 1 ou 2 golos. Diferença da qual os eslovenos conseguiu sempre recuperar, sobretudo através do seu lateral direito Milorad Krivokapic, que marcou 12 golos.

No último minuto de jogo, o Benfica vencia por 27-26 e ainda saiu para contra-ataque que podia ter resultado em mais um golo, mas a jogada foi interrompida devido ao “time-out” pedido antes pelo treinador do Koper, mas que foi assinalado tardiamente. Na última jogada, o Koper estabeleceu a igualdade no marcador, que foi o resultado final, 27-27.

Será no próximo domingo, dia 22, em Koper, na Eslovénia, que SL Benfica e RK Cimos Koper vão disputar a 2ª mão da final da Challenge e decidir o vencedor da Taça Challenge. RK Cimos Koper e Benfica começam a jogar às 17h30 locais (menos uma hora em Portugal). A Benfica Tv transmite o jogo, em directo.

No final do jogo, José António Silva começou por falar do lance que marcou o minuto final da partida: “Segundo a mesa, o ‘time-out’ foi pedido pelo treinador do RK Cimos Koper antes de nós assumirmos a posse de bola. Foi por poucos segundos, foi pena, mas não há nada a fazer”, começou por dizer o técnico do S.L. Benfica.

Sobre o jogo propriamente tido, considerou que se tratou de “uma partida dura, perante uma excelente equipa e nós não estivemos muito bem num aspecto de jogo que tínhamos previsto”. O técnico benfiquista não deita a toalha ao chão. “É uma final, está tudo em aberto. Sabíamos que era difícil, era irrealista dizer que tínhamos de ganhar por quatro ou por cinco, já que as equipas são equilibradas. Está tudo em aberto”.

“Jogar a segunda mão fora de casa é, por norma mais complicado”, sustenta José António Silva, “mas mostrámos que temos equipa para continuar a lutar para ganhar esta final”.

Do lado do RK Cimos Koper, o treinador Strasek Bostjan disse que “foi um bom jogo muito interessante, muito intenso, com muito contacto, talvez não muito bem jogado… Mas uma final é uma final…Temos uma ligeira vantagem por jogar a segunda mão em casa, mas apenas isso. Não somos totalmente favoritos só pelo facto de jogarmos a segunda mão em casa, o SL Benfica é uma equipa excelente, mas vamos tentar conquistar o troféu”.

SL Benfica: João Ferreirinho e Ricardo Candeias (GR), António Areia, Carlos Carneiro (5), José Costa (4), Pedro Graça (1), João Lopes, João Pais (2), Cláudio Pedroso (5), Nuno Roque (1), Rui Silva (2), David Tavares (5), Milan Vucicevic (2) e Georgy Zaikin.

RK Cimos Koper: Jure Vran e Dusan Podpecan (GR), Dean Bombac (5), Matjaz Brumen (3), Matej Darovec, Jure Dobelsek (1), Robert Konecnik (1), Milorad Krivokapic (12), Matjaz Mlakar (3), Uros Rapotec, Bojan Skoko e Sebastian Skube (2).

Patrocinadores Institucionais