Taça de Portugal: Hugo Laurentino e Carlos Carneiro com muitos pontos em comum

PUB

A ‘final-four’ da Taça de Portugal arranca este sábado, pelas 15.05 h., com mais um clássico do andebol português, partida que vai ser transmitida em directo pela RTP 2. Um confronto entre FC Porto e SL Benfica é sempre um prato apetecível e quando se trata de uma prova a eliminar, como a Taça de Portugal, o interesse redobra.

Para projectar a partida, escolhemos dois dos jogadores mais influentes das equipas em que militam, e chegámos à conclusão que Hugo Laurentino (FC Porto) e Carlos Carneiro (SL Benfica) têm muitos pontos em comum na abordagem ao jogo.

Hugo Laurentino, guarda-redes do FC Porto Vitalis, é o espelho da confiança da equipa que, garante, viaja até Tavira disposta a fazer história.

“A dobradinha é um dos nossos objectivos desde o início da época. É algo que nunca aconteceu no nosso clube e que já não sucede há alguns anos no andebol português, pelo que seria uma conquista muito boa.”

Na meia-final, o sorteio ditou um SL Benfica-FC Porto. “Cada clássico tem uma história diferente e não estamos receosos que a Supertaça se repita. O que se passou em Portimão foi uma boa lição e o que é certo é que aprendemos com os nossos erros. Perdemos por seis golos (32-26) nesse jogo, mas ainda recentemente lhes ganhámos por dez (28-18) no campeonato, na sexta jornada da fase final, em nossa casa.”

O jogo com o SL Benfica será apenas o primeiro passo para aquilo que Hugo Laurentino quer que seja o cumprimento do objectivo final. “Este desafio é apenas um primeiro passo para ganhar a Taça. Depois ainda há um jogo decisivo pela frente, contra uma de duas equipas que não são nada fáceis [Belenenses ou Madeira SAD]. Recorde-se que o Xico Andebol também não era favorito o ano passado e bateu o Sporting na final.” Respeito pelos adversários mas muita confiança. “Para nós, o favoritismo está sempre do nosso lado. Somos os tricampeões nacionais e vamos para Tavira com o objectivo de ganhar a Taça.”

CARLOS CARNEIRO
“Taça é um dos objectivos da época”

Do lado do SL Benfica, o capitão Carlos Carneiro faz a abordagem do ‘clássico’ frente ao FC Porto, pouco tempo depois de a equipa ter perdido duas importantes corridas – a do título nacional e a Challenge Cup.

“Foram condicionantes que surgiram no final da temporada. No inicio da época a Taça de Portugal era, e continua a ser, um dos principais objectivos da equipa. Vamos encarar a prova como mais uma competição que tudo faremos para ganhar. Estamos confiantes, apesar dos últimos desfechos não terem sido tão positivos como todos nós queríamos”.

O final de temporada tem sido de enorme sobrecarga para o SL Benfica. Depois de um jogo intenso na Eslovénia, com a inevitável viagem, a equipa jogou a última jornada do Andebol 1, na noite desta quarta-feira, frente ao Sporting. Sem tempo para descansar, aí está a Taça de Portugal.

“Temos de ultrapassar o cansaço e não será difícil porque uma meia-final da Taça de Portugal é um dos jogos que motiva. Ainda por cima, frente ao campeão nacional. É um jogo motivador, pese o nosso desgaste. A fase final foi muito dura, e isso deve ser motivo de reflexão para eventualmente o modelo competitivo ser alterado. Mas, na Taça de Portugal, e com este jogo, todos os jogadores estão motivados e sonham em ganhar”.

Carlos Carneiro recusa subscrever a ideia que o SL Benfica-FC Porto deste sábado é uma final antecipada.

“Não é uma final antecipada. Quem quiser ganhar o troféu tem de ganhar dois jogos. Vemos o ‘clássico’ de sábado como mais um jogo, e sabemos que qualquer das outras duas equipas que estão na prova tem valor. Inclusive, o Madeira SAD ficou à nossa frente no campeonato. Portanto, temos primeiro de pensar em ganhar ao FC Porto para depois jogarmos a final”.

Laurentino e Carneiro – a vontade de vencer a segunda mais importante competição do calendário nacional.

Patrocinadores Institucionais