Ana Silva e Ana Afonso frequentam Curso de Árbitros da EHF

PUB

As portuguesas Ana Silva e Ana Afonso constituem uma das sete duplas de árbitros que estão actualmente na República Checa a frequentar o Curso de Árbitros da EHF – Federação Europeia de Andebol.

O curso decorre em paralelo com a realização da 10.ª edição do campeonato da Europa de Sub-17 femininos, no qual a selecção lusa também está a participar. Para além da dupla portuguesa, estão a frequentar o mesmo curso árbitros da Bósnia Herzegovina; República Checa; Lituânia; Montenegro; Polónia e Roménia.

Depois de passarem com êxito as provas físicas, Ana Silva e Ana Afonso foram nomeadas para dirigir dois jogos do grupo C da fase preliminar do ‘europeu’ – o Noruega-Polónia (26-16) e o decisivo Holanda-Polónia (28-24), resultado que ditou o apuramento das holandesas para o ‘main-round’ da competição.

«Tal como as equipas participantes no campeonato, também as duplas de arbitragem estão divididas por duas cidades, Zlin e Brno», começou por referir Ana Silva. «Normalmente o nosso dia-a-dia começa com o treino/corrida, seguido de pequeno-almoço e um ‘meeting’», historia agora Ana Afonso. Depois do retemperador almoço, «segue-se uma tarde passada no pavilhão, a arbitrar jogos; a fazer parte da dupla de reserva, como já nos aconteceu por quatro vezes, ou, pura e simplesmente, a ver os diversos jogos do campeonato».

Antes da competição propriamente dita arrancar, «tivemos trabalho teórico, apresentação de trabalhos realizados em casa, testes escrito e físico – que ultrapassámos com êxito – e orientações para o campeonato».

Agora, com a entrada da competição na fase decisiva, Ana Silva e Ana Afonso aguardam com expectativa as próximas nomeações, bem como a decisão final quanto à sua entrada no reduzido leque de árbitros da EHF.

Patrocinadores Institucionais