Apuramento europeu para o “mundial” de Espanha – 2013: Portugal no grupo 2, com Ucrânia e Turquia

PUB

A selecção nacional A masculina de Portugal integra o grupo 2 da qualificação europeia para o campeonato do Mundo de Espanha – 2013, juntamente com a Ucrânia e Turquia. O sorteio acaba de ser realizado em Brno, na República Checa, no último dia do ‘europeu’ feminino de sub-17, e ditou que Portugal voltasse a defrontar a Ucrânia, que já foi sua adversária no grupo 3 da fase de apuramento para o ‘europeu’ de 2012.

A fazer fé no calendário provisório anunciado pela EHF, Portugal não foi nada beneficiado na ordem dos jogos. Assim, a selecção lusa deve folgar nas duas primeiras rondas, agendadas para Novembro, e fará os quatro jogos em Janeiro de 2012. No curto espaço de 10 dias, Portugal começa por receber a Turquia; segue-se uma longa viagem para, dois dias depois, defrontar a Turquia; daí Portugal viaja até à Ucrânia, onde joga a 11 ou 12 de Janeiro, para terminar em casa, frente à mesma Ucrânia (14/15 Janeiro). Em resumo: quatro jogos em 10 dias e três viagens longas e de complicada logística.
Esta informação necessita de confirmação mais precisa da EHF

A qualificação europeia para o Campeonato do Mundo Espanha 2013 vai ter duas fases.

A primeira fase de qualificação, hoje sorteada, será disputada em sete grupos, de três selecções cada. São seis jornadas (nota – como cada grupo é constituído por número ímpar de equipas, cada selecção folga em duas jornadas) a realizar em três semanas diferentes no sistema casa – fora. Apenas o vencedor de cada grupo qualifica-se para os jogos de play-off.

– Calendário de Jogos :
Jornada 1: quarta/quinta, 02/03 Novembro 2011
Jornada 2: sábado/domingo, 05/06 Novembro 2011
Jornada 3: quarta/quinta, 04/05 Janeiro 2012
Jornada 4: sábado/domingo, 07/08 Janeiro 2012
Jornada 5: quarta/quinta, 11/12 Janeiro 2012
Jornada 6: sábado/domingo, 14/15 Janeiro 2012

A segunda fase é constituída pelos jogos de ‘play-off ‘. As sete selecções vencedoras dos grupos da primeira fase, hoje sorteada, e 11 selecções do Euro2012 – Sérbia não qualificadas para o Campeonato do Mundo 2012 vão cruzar-se nos jogos de ‘play-off’, em eliminatórias a duas mãos, em dois fins-de-semana (não são permitidos dois jogos no mesmo país).

POTES DO SORTEIO

Os três potes do sorteio desta manhã foram constituídos da seguinte forma:
– Pote 1 – (terceiros classificados na qualificação para o Euro 2012): Áustria, Bielorússia, Estónia, Grécia, Lituânia, Montenegro e Portugal
– Pote 2 – (quartos classificados na qualificação para o Euro 2012): Bósnia Herzegovina, Israel, Letónia, Holanda, Roménia, Suíça e Ucrânia
– Pote 3 – (não qualificados para a 2ª fase de qualificação do Euro2012): Bélgica, Chipre, Finlândia, Grã-Bretanha, Itália, Luxemburgo e Turquia.
NOTA – o ranking foi feito com base nos resultados da qualificação para o Campeonato da Europa 2012.

Eis o quadro completo dos sete grupo da qualificação europeia:

Grupo 1 Áustria Israel Grã Bretanha
Grupo 2 Portugal Ucrânia Turquia
Grupo 3 Montenegro Letónia Bélgica
Grupo 4 Estónia Holanda Finlândia
Grupo 5 Lituânia Suíça Itália
Grupo 6 Grécia Bósnia Chipre
Grupo 7 Bielorrússia Roménia Luxemburgo

REACÇÃO DE MATS OLSSON
‘Temos de assumir favoritismo no grupo’

«Sorteio é sorteio e não se pode fazer nada», começou por referir o seleccionador nacional Mats Olsson quando solicitado a pronunciar-se sobre o sorteio da primeira fase do apuramento europeu para o campeonato do Mundo de 2013, em Espanha. «Fazíamos parte do primeiro pote do sorteio, porque somos dos primeiros do ranking, e por isso somos favoritos à vitória no grupo», reconhece o seleccionador para logo depois abordar os próximos adversários.

«A Ucrânia é uma das mais fortes selecções do segundo pote. Na última vez que nos encontramos, bem recentemente, jogamos duas vezes e vencemos em casa (28-16) e perdemos fora (29-25). Sobre a Turquia temos poucos conhecimentos, já que nos últimos anos nunca os defrontámos. Temos de procurar saber mais coisas. Mas sabemos que têm um público muito fanático em diversas cidades».

Em termos globais, Mats Olsson reconhece que «o sorteio podia ter sido mais favorável. Não tivemos muita sorte… Mas como somos número um do ranking e temos de assumir esse estatuto. Não foi muito favorável…», desabafa. «É um grupo um pouco complicado mas confio que podemos ganhar e seguir em frente».

Face àquilo que deve vir a confirmar-se como o calendário final desta fase de qualificação europeia, Portugal vai folgar nas duas primeiras jornadas, a disputar no próximo mês de Novembro, para depois disputar os quatro jogos em Janeiro de 2012, num cur´tissmo prazo de 10 dias.

«É uma situação pouco confortável. Até nisso a Ucrânia teve mais sorte no sorteio pois vai dispor de mais tempo para preparar os jogos com Portugal. Pela frente vamos ter viagens muito longas, e entre 4 e 14 de Janeiro do próximo ano vamos receber os turcos; viajar até à Turquia para fazer o segundo jogo; deslocarmo-nos a seguir para a Ucrânia e, finalmente, regressar a Portugal para o jogo final, frente à Ucrânia. Neste curto espaço, são quatro jogos intercalados com três viagens longas e de logística muito complicada», assume Mats Olsson.

Patrocinadores Institucionais