Protocolo de cooperação estabelecido entre a Federação e a Câmara Municipal de Santo Tirso

PUB

Na cerimónia de assinatura – que decorreu informalmente no salão nobre dos Paços do Concelho ao final da manhã do dia 29 de junho – participaram, para além do Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, e do Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Henrique Torrinha, o Vereador do Desporto, José Pedro Machado, o Presidente da Associação de Andebol do Porto, Paulo Martins, o Coordenador do Projeto de Formação, Pedro Vasconcelos, e, ainda, o Chefe da Divisão de Desporto, Vitor Matos.

Pelo protocolo assinado, a Federação de Andebol de Portugal compromete-se a:

– Promover e apoiar as ações de divulgação e propaganda que possibilitem um conhecimento adequado das ações e atividades do Andebol.

– Realizar ações de formação de agentes desportivos, que promovam, divulguem e enquadrem as atividades desportivas oriundas do Município de Santo Tirso na área dos técnicos e árbitros, as ações serão enquadradas dentro do âmbito das respetivas carreiras federadas.

– Apoiar diretamente os docentes de Educação Física ou outros agentes desportivos para o fomento e a prática do Andebol nos seus estabelecimentos de ensino e/ou nas estruturas associativas em que estiverem inseridos, de acordo com programa específico de enriquecimento curricular.

– Apoiar a filiação e inscrição de clubes do Concelho que desejem encetar a prática federada do Andebol.

– Apoiar, em colaboração com a Autarquia, a criação de condições para a estruturação de Escolas de Andebol, nomeadamente na direção técnica e operacionalização inicial.

Por sua vez, o Município de Santo Tirso compromete-se a:

– Promover a dinamização da modalidade do Andebol, junto das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Santo Tirso, nomeadamente no apoio em instalações e transportes para a realização das atividades práticas para as escolas que aderirem ao projeto.

– Garantir condições para o enquadramento Técnico, em particular na formação, nos transportes e nas instalações;

– Divulgar as diversas ações a desenvolver, possibilitando uma participação alargada da população.

O acordo tem a validade de dois anos e nele ficou também formalizado um programa de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) na área do Andebol e no que respeita à formação dos professores, ao acompanhamento técnico e à elaboração e calendarização das atividades que vão decorrer nas escolas.

Patrocinadores Institucionais