F.C.Porto vence S.L. Benfica na final do «Torneio de Portugal»

PUB

O F.C.Porto Vitalis venceu esta tarde o S.L. Benfica por 25-24, na final do Torneio de Portugal que durante quatro dias decorreu no Multiusos de Fafe que esta tarde esteve com lotação esgotada neste primeiro clássico da temporada. Ao intervalo, a formação de Ljubomir Obradovic vencia por 12-10.

Foi um jogo em que o F.C.Porto dominou o marcador durante quase todo o tempo. Apenas à passagem do minuto 17 os benfiquistas passaram para a frente do marcador (6-7) mas por breves instantes. De resto, a equipa nortenha mostrou uma consistência defensiva que lhe permitiu fazer uma boa gestão do jogo, chegando ao intervalo a vencer por dois golos (12-10), a maior vantagem que teve no primeiro tempo.

Os minutos iniciais do segundo tempo mostraram história semelhante, com o F.C.Porto a chegar pela primeira vez a uma vantagem de quatro golos aos 38 minutos (17-13). Reagiu muito bem o SL Benfica, com um parcial de 0-4 que voltou a empatar a partida aos 44 minutos. O jogo continuou equilibrado, com empates sucessivos e o F.C.Porto na frente do marcador por margem mínima, até que à entrada dos cinco minutos finais Dario Andrade fez o 22-20. O S.L. Benfica ainda empataria, por Rui Silva, primeiro (22-22), e por David Tavares, depois (23-23), mas dois golos de Pedro Spínola e Ricardo Moreira acabaram por sentenciar a partida não sem que, pelo meio, ficassem uma falha técnica, a 30 segundos do fim, e um remate ao guarda-redes, a 17 segundos do apito final, situações em que o S.L. Benfica poderia ter empatado e levado o jogo para prolongamento.

Dario Andrade (F.C.Porto) foi eleito o MVP do jogo

SPORTING CP VENCEU ABC DE BRAGA

No jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares, o Sporting venceu o ABC de Braga por 32-27, numa partida que a formação do Sul dominou quase sempre, mantendo sempre avanço confortável no marcador. Os ‘leões’ chegaram rapidamente a uma vantagem de cinco golos (7-2, aos sete minutos), com o ABC a reagir e a chegar à desvantagem mínima (9-8) à passagem do minuto 14. A defesa dos bracarenses mostrou sempre muitas dificuldades, como reconheceria na final da partida o treinador Carlos Resende.

A história do segundo tempo é semelhante, com o Sporting a mostrar domínio no marcador. O melhor que o ABC conseguiu foi reduzir por várias vezes a desvantagem para três golos, a última das quais a três minutos e meio do final.

Rui Silva (Sporting) foi eleito o MVP da partida.

LUGI HANDBOLL FOI QUINTO

No jogo de atribuição dos 5.º e 6.º lugares, os suecos do Lugi Handboll venceram a selecção de Angola por 25-21, conquistando assim o quinto lugar.

– RESULTADOS DA ÚLTIMA JORNADA DO TORNEIO DE PORTUGAL

Selecção de Angola-Lugi Handboll, 21-25
Sporting CP –ABC de Braga, 32-27
F.C.Porto-SL. Benfica, 25-24

– CLASSIFICAÇÃO

1.º F.C.Porto Vitalis
2.º S.L. Benfica
3.º Sporting CP
4.º ABC de Braga
5.º Lugi Handboll
6.º Selecção de Angola

PRÉMIOS INDIVIDUAIS

Melhor Jogador do Torneio – Dario Andrade (FC Porto)
Melhor Marcador – José Pedro Coelho (ABC de Braga) – 24 golos
Melhor Guarda-Redes – Ricardo Candeias (SL Benfica)

EM DIRECTO

Ricardo Costa (jogador do F.C.Porto): «Acho que temos de estar contentes pelo desempenho que tivemos nestes três jogos do torneio, principalmente no aspecto defensivo. Exibimos um nível muito alto, colocando aos nossos adversários muita dificuldade em marcar golos. Para além disso, não tivemos ninguém lesionado, e isso é importante dado que o nosso principal objectivo é qualificarmo-nos para a Liga dos Campeões. É sempre melhor ganhar do que perder e estamos satisfeitos por ter ganho e parece-me que merecemos a vitória num jogo onde estivemos quase sempre à frente do marcador».

David Tavares (jogador do S.L. Benfica): «O que falhou foram essencialmente pormenores. Tivemos uma bola para empatar em superioridade, quase na parte final, e não conseguimos facturar. Não é isso que decide o jogo mas também é importante. Nos últimos anos o FC Porto é uma equipa que defende extremamente bem, é muito forte no contra-ataque e no ataque rápido, bem como na reposição ‘defesa x ataque’, e foi assim que nos criaram os problemas que criam a qualquer equipa».

Rui Silva (jogador do Sporting CP e MVP da partida): «Eu só tenho que mostrar o meu trabalho ao longo do ano. Hoje tive oportunidade de poder jogar, mostrei o que posso fazer. Sobre o jogo de hoje, é sempre importante ganhar, independentemente do torneio que seja, o que interessa é ganhar, dá moral e ajuda sempre um bocado o grupo a trabalhar e atingir o objectivo final. O Sporting precisava desta como de qualquer vitória. Qualquer triunfo é moralizador. Se eu precisava deste jogo? Claro que sim…».

Carlos Resende (treinador do ABC de Braga): «O que não correu bem? Hoje ‘não defendemos’, ou seja, faltou-nos o último meio metro. A maneira como atacámos o adversário na defesa permitiu que os jogadores do Sporting pudessem rematar absolutamente à vontade e isso resultou em muitos golos fáceis para o adversário e, depois, nalguns momentos da transição não tivemos a lucidez para concretizar. Temos capacidades para ultrapassar os 30 golos por jogo, mas não podemos sofrer 30. Hoje a defesa não funcionou, não é nada de preocupante, dado que só temos três semanas de trabalho com um sistema defensivo com o qual os atletas não estão tão familiarizados, pode haver um conjunto de falhas, mas espero muito mais».

No site www.andystat.com podem ser consultados todos os dados estatísticos; classificação e boletins dos jogos realizados e calendário para o último dia do «Torneio de Portugal».

Patrocinadores Institucionais