Final do Torneio de São Mateus sem portugueses

PUB

O S.L. Benfica não conseguiu garantir esta tarde a representação portuguesa na final do Torneio Internacional Feira de S.Mateus, que está a decorrer em Viseu, ao perder com os espanhóis do CB Valladolid ( 28-30)no segundo jogo da primeira jornada da competição. Recorde-se que no jogo de abertura o Sporting deixou-se surpreender pelos suecos do Logi Handboll (23-24).

Para o segundo jogo da tarde, frente a uma formação espanhola com grande historial nas competições europeias, e que marcou a estreia de Jorge Rito ao comando dos lisboetas em competições oficiais, o S.L. Benfica começou por utilizar um dos seus reforços, o lateral direito Inácio Carmo, ex-FC Porto. O primeiro quarto-de-hora foi de ligeiro domínio da equipa portuguesa, com os espanhóis a chegarem ao empate aos 15 minutos (6-6). Frente a um bloco muito alto, onde Marko Krivokapic e Angel Romero, o ataque do SL Benfica começou por sentir algumas dificuldades que, aos poucos, foi ultrapassando. A 10 minutos do fim, o marcador espelhava uma vantagem interessante de três golos (9-6) a favor dos portugueses. Nessa ocasião, já Jorge Rito tinha começado a gerir o seu plantel com a entrada de muitos jogadores que tinham começado o jogo no banco. Os minutos finais do primeiro tempo mostraram um Benfica mais eficaz, nomeadamente nas acções de contra-ataque, chegando ao intervalo a vencer por confortável 14-8.

Entraram melhor os espanhóis no segundo tempo, rubricando dois golos no curto espaço de um minuto, como que querendo mostrar que o jogo não estava rsolvido. A aproximação chegaria à desvantagem mínima, aos 37 minutos (17-16), mas o SL Benfica reagiu muito bem e, em pouco mais de dois minutos, voltou a colocar a diferença em quatro golos (19-15). O Valladolid – a preparar a participação no grupo de qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões – não desistiu e o jogo manteve-se ‘vivo’ até aos 50 m. (21-20). David Tavares desperdiçou de seguida um livre de sete metros e o Valladolid aproveitou para empatar a 21. Os últimos seis minutos foram de grande emoção e prenderam a atenção do muito público que preencheu em excelente número as bancadas do pavilhão do Inatel. O Valladoid reduziu para 23-22 na conversão de um livre de sete metros, o SL Benfica cometeu uma falta no ataque e na resposta Davor Cutura empatou com um remate em apoio. David Tavares, a minuto e meio do final, voltaria a colocar de novo o Benfica na frente (24-23) para Cutura bisar e empatar a 11 segundos do fim, obrigando a prolongamento. Onde o Valladolid, em superioridade numérica, entrou melhor pese a infelicidade de Oscar Perales, que se lesionou ainda no primeiro minuto. A perder por três (24-27) o SL Benfica, muito apoiado pelo público, voltou a aproximar-se mas foi para o segundo tempo do prolongamento a perder por dois (26-28). Grilo reduziu na abertura do segundo tempo do prolongamento e reacendeu a chama da esperança. Mas na hora da verdade o Valladolid foi mais feliz e chegou a uma confortável vantagem de três golos que lhe permitiu gerir os instantes finais com mais calma.

JORGE RITO (SL BENFICA)
«A coragem dos meus jogadores»

No final do jogo, e pese a derrota, Jorge Rito mostrava-se satisfeito com mais este teste integrado no plano de preparação da equipa.
«Para jogo de pré-temporada, foi um jogo muito bom. Tivemos algumas falhas, há coisas que estão a ser construídas e temos um logo trabalho pela frente. Mas quero realçar a coragem da minha equipa para jogar contra uma das melhores equipas do Mundo. Sabíamos o que tínhamos pela frente, uma equipa com grande potencial, a quem obrigámos a ir a prolongamento. Isto revela um pouco a qualidade do jogo do SL Benfica hoje. Foui uma amostra do que poderemos fazer. Nos momentos decisivos tivemos oportunidade para ‘matar’ o jogo, não conseguimos e depois, a jogar contra um adversário desta qualidade e competência, sofremos. Trabalhámos bem, foi pena não termos conseguido chegar à final mas era difícil pedir mais aos jogadores no jogo de hoje».

– Jogos para este domingo:
15.00 h. – Sporting CP- SL Benfica (atribuição dos 3.º e 4.º lugares)
17.00 h. – CB Valladolid-Lugi Handboll – FINAL

Patrocinadores Institucionais