ABC Braga vence Sporting no arranque do Andebol 1

PUB

OABC Braga Andebol Sad começou o campeonato a ganhar o primeiro clássico da temporada, frente ao Sporting. Num jogo que não viu golos durante os quase seis minutos iniciais, foi a equipa leonina que abriu a contagem no marcador e esteve em vantagem até aos 10 minutos. A primeira parte manteve-se muito equilibrada, com o ABC, por várias vezes, a conseguir estar em vantagem, mas que o Sporting conseguiu anular. Ao intervalo, um golo de vantagem para o ABC (12-11).

Após o descanso, o muito público que preencheu as bancadas do Flávio Sá Leite assistiu a uma segunda parte onde a equipa da casa esteve melhor que o Sporting. O ABC começou por aumentar a vantagem no marcador, diferença essa que se foi acentuando com o passar do tempo. O Sporting não voltou a conseguir equilibrar a partida e saiu derrotado, por 24-18.

DOIS EMPATES MARCAM 1ª JORNADA

No Municipal da Maia, ADA Maia-Ismai e Belenenses começam o campeonato com um empate a 26 golos. Num jogo em que o equilíbrio foi a palavra de ordem, as duas equipas saíram, também, empatadas a 14 golos para o intervalo, depois de uma primeira parte onde a equipa do Restelo esteve mais tempo em vantagem no marcador. Depois do intervalo, o jogo manteve-se muito disputado, com o Belenenses a conseguir manter, durante quase todo o segundo tempo, uma curta vantagem no marcador. No esforço final, o Maia-Ismai conseguiu empatar o jogo.

Curiosamente, com o mesmo resultado, terminou o jogo entre CD S. Bernardo e CD Xico Andebol. Em Aveiro, foi a renovada equipa da casa que conseguiu, por algumas vezes, estar à frente do marcador, mas o Xico Andebol encontrou sempre as soluções para anular a diferença. Ao intervalo, 13-13 era o resultado. Na segunda parte, S. Bernardo e Xico Andebol mantiveram-se a par e passo no marcador. A 10 minutos do fim, o S. Bernardo tinha uma vantagem de cinco golos (23-18), mas o Xico Andebol não desistiu e conseguiu chegar ao empate, resultado com que o jogo terminou.

No Municipal de Fafe, a estreia da equipa da casa não foi a melhor perante o Águas Santas. Ao intervalo, o Águas Santas já vencia por 15-13, diferença que foi aumentando com o decorrer do segundo tempo. O Águas Santas começa o Andebol 1 a vencer em Fafe, por 32-26.

Nos Açores, o Sporting da Horta recebeu o Madeira SAD num jogo em que os os madeirenses, vice-campeões nacionais, confirmaram o favoritismo. A primeira parte chegou ao fim com uma igualdade no marcador (10-10), mas durante a segunda parte o Madeira Sad esteve melhor e adiantou-se no marcador, tendo ganho por 27-22.

LUZ RECEBE MAIS UM CLÁSSICO

Na tarde de domingo, e com transmissão televisiva em directo pela RTP 2 (15 h.), serve-se o prato forte da ronda, com o embate entre SL Benfica e FC Porto. Um confronto que promete, já que frente a frente estarão seguramente dois dos melhores plantéis do campeonato. O FC Porto, campeão nacional em título, perdeu Inácio Carmo e Nuno Grilo para o seu adversário de domingo, mas manteve toda a outra estrutura. O SL Benfica foi buscar Jorge Rito a Braga e assegura que quer fazer uma época que termine com a hegemonia do FC Porto. No recente Torneio de Portugal ainda não foi possível destronar a formação do Norte pelo que o jogo de domingo é aguardado com grande expectativa.

Patrocinadores Institucionais