F.C:Porto perde com Partizan e diz adeus à Liga dos Campeões

PUB

O FC Porto perdeu esta tarde com o Partizan de Belgrado por 26-33, jogo da final do torneio de qualificação – grupo 1 – para a Liga dos Campeões Europeus de Andebol. Com esta derrota, a equipa portuguesa desperdiçou a oportunidade de, dez anos depois do Sporting Clube de Portugal, colocar uma formação portuguesa na fase de grupos da Liga dos Campeões Europeus.

Ao intervalo, a formação portista perdia por 14-17, depois de uma primeira parte onde raramente os comandados de Ljubomir Obradovic estiveram na frente do marcador, pese o equilíbrio que marcou todo o primeiro tempo. Aquele que poderá ter sido o momento marcante do jogo foi o cartão vermelho directo a Tiago Rocha, afastado do jogo aos 27 minutos de jogo, situação que complicou a tarefa do F C. Porto, como se veria no segundo tempo.

O Partizan foi para o descanso a vencer por três golos de vantagem (14-17) e até entrou muito bem no segundo tempo, conseguindo desvantagens tangenciais de 17-18 e 18-19. Depois, a partir do minuto 38 (18-21), o FC Porto teve uma ‘branca’ e permitiu que o Partizan, no curto espaço de 15 minutos, passasse para uma confortável vantagem de sete golos (19-26), que lhe deu uma confortável almofada de conforto para encarar os minutos derradeiros do jogo.

Vitória final do do Partizan de Belgrado por 26-33, números que de forma alguma espelham a diferença entre as duas equipas, numa partida onde seria legítimo esperar mais – e melhor – de uma dupla de arbitragem sueca.

Em anexo pode ser consultado o boletim de jogo.

Com este resultado, o FC Porto fica afastado da possibilidade de disputar a tão desejada fase de grupos da Liga dos Campeões Europeus, o que uma formação portuguesa não consegue desde 2001/2002. O Sporting CP foi a última equipa portuguesa a ter esse privilégio.

Recorde-se que apenas os três vencedores dos torneios de qualificação passam para a fase de grupos da Liga dos Campeões masculina. Os 4º classificados e o Torneio “Wild Card” continuam na Taça EHF, onde entram na 2ª eliminatória. Os 2º e 3º classificados prosseguem, também, para a Taça EHF mas entram apenas na 3ª eliminatória.

TORNEIOS DE QUALIFICAÇÃO – LIGA DOS CAMPEÕES MASCULINA

Grupo 1 (Eslováquia): Tatran Presov (Eslováquia), AEK Athens (Grécia), RK Partizan Beograd (Sérvia) e FC Porto Vitalis (POR)

Meia-final 1: Tatran Presov (Eslováquia) – FC Porto Vitalis (Portugal), 28-29
Meia-final 2: AEK Athens (Grécia) – RK Partizan Beograd (Sérvia), 25-26
Jogo 3.º/4.º Tatran Presol-AEK Atenas, 40-23
Final – FC Porto – Partizan de Belgrado, 26-33

Grupo 2 (Áustria): IK Sävehof (Suécia), Dinamo-Minsk (Bielorússia), aon Fivers (Áustria) e Besiktas JK (Turquia)

Meia-final 1: IK Sävehof (Suécia) – Besiktas JK (Turquia), 34-28
Meia-final 2: Dinamo-Minsk (Bielorússia) – aon Fivers (Áustria), 32-23
Jogo 3.º/4.º – Besiktas JK-Fivers, 37-33
Final – IK Savehof-Dínamo Minsk, 33-32

Grupo 3 (Israel): HC Metalurg (Macedónia), FH Hafnarfjördur (Islândia), Haslum HK (Noruega) e Maccabi Srugo Rishon Lezion (Israel).

Meia-final 1: HC Metalurg (Macedónia) – Maccabi Rishon Lezion (Israel), 27-19
Meia-final 2: FH Hafnarfjördur (Islândia) – Haslum HK (Noruega), 29-36
Jogo 3.º/4.º – Maccabi Rishon Lezion-FH Hafnarfjordur,
Final – HC Metalurg-Haslum HK, 29-28

TORNEIO WILD CARD

– Cuatro Rayas BM Valladolid (Espanha), Rhein-Neckar Löwen (Alemanha), Dunkerque HB Grand Littoral (França) e KS Vive Targi Kielce (Polónia)

Meia-final 1: BM Valladolid (Espanha) – KS Vive Targi Kielce (Polónia), 19-21
Meia-final 2: Neckar Löwen (Alemanha) – Dunkerque HB (França), 30-36
Jogo 3.º/4.º – BM Valladolid-Neckar Löwen, 23-27
Final – KS Vielce-Dunquerque HB,

Para mais informações consultar www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais