Humberto Gomes: «Vamos ao FC Porto para ganhar o jogo»

PUB

A estreia foi categórica. Um jogo colado à perfeição de uma equipa que “tem muito para melhorar”. Exibição de alto nível, o espelho de um grupo unido talhado para a vitória. Velocidade de jogo e uma muralha defensiva.

Quando o Sporting intentou ir mais além, um gigante Humberto Gomes estava lá para travar as investidas. Quase rotina, em 52% dos ataques adversários, Humberto opôs-se com bravura, negando o golo e deitando por terra a reacção leonina.

O destaque individual até poderia ser para o nº 1 academista, mas da 1ª jornada, só resta a motivação dos três pontos e os pormenores a melhorar: “Começamos da melhor maneira possível. Vencemos e fizemos um bom jogo, mas nota-se que foi o primeiro jogo da época, com muitas falhas técnicas, ainda temos que melhorar bastante. Temos trabalhado muito, estamos muito contentes com o treinador, temos um grande espírito de equipa e houve muito crer de todo o grupo nesta vitória”.

Para Humberto Gomes, o ABC tem um “jogo muito mais rápido” nesta época, mas os conceitos de garra, raça e entreajuda mantêm-se intactos. Tudo conjugado resultou em vitória sobre o Sporting e Humberto acredita que a equipa pode repetir a façanha frente ao FC Porto. “Porque não? Vamos trabalhar para vencer e vamos entrar como sempre para ganhar o jogo”, dispara de imediato o guarda-redes. Campeão em título, o FC Porto tem fortes argumentos para dificultar a vida ao ABC: “O FC Porto é favorito porque joga em casa, porque dizem que têm uma melhor equipa do que nós, portanto eles é que têm a pressão. Nós vamos lá, sem pressão nenhuma, e vamos lá para ganhar o jogo”.

Ao contrário do ABC, o FC Porto entrou no campeonato a perder. À procura de pontos ou de cabeça perdida, para Humberto Gomes é indiferente: “Vamos lá fazer o nosso jogo. Queremos entrar muito fortes e, se jogarmos como neste fim-de-semana, podemos trazer de lá os três pontos. Queremos nos divertir em campo, jogar soltos e sem pressão”.

À 2ª jornada, o segundo clássico da época, afecta pouco as contas e mais o ascendente psicológico das equipas. Para Humberto Gomes, a resposta é clara:”Uma vitória nossa amanhã, não muda nada. Continuávamos na frente, os favoritos continuavam a ser FC Porto, Benfica e Sporting, e o ABC continuava a ser ‘outsider’. Para nós, jogadores, eles não são melhores do que nós. Mas, é do senso comum que são superiores, que têm planteis mais equilibrados que o nosso. No fim, vamos ver”.

E é com um Humberto Gomes mais confiante do que nunca que o ABC defronta, amanhã, o FC Porto. “Tenho trabalhado bem com o Carlos Ferreira, mas os meus colegas ajudam muito. Estou muito feliz por ter começado bem e, ao contrário do ano passado, espero este ano conseguir uma maior regularidade”.

Depois uma estreia de levar o ataque adversário à loucura, o nosso nº 1, não tira os pés do chão porque “há dias melhores e outros piores, e o importante é a vitória da equipa”. Só uma exclusão de dois minutos tirou Humberto da baliza. Bruno Dias rendeu-o e não estragou a média do nº 1: “O Bruno é um excelente guarda-redes e isso obriga-me a trabalhar mais, porque quero jogar sempre, mas é bom saber que quando eu sair, o Bruno vai entrar e fazer um bom trabalho”.

Com os guarda-redes em alta e uma equipa à defesa dos interesses academistas, o ABC joga amanhã, no Dragão Caixa, às 21h30, jogo que terá transmissão, em directo, na Porto Canal, o canal 13 da TV Cabo.

FONTE – ABC de Braga – Gabinete de Imprensa

Patrocinadores Institucionais