ABC de Braga vence Belenenses e aproxima-se de Portimão

PUB

O ABC de Braga venceu o Delta Belenenses por 26-23, em jogo da 10.ª jornada do Andebol 1, e com este triunfo garantiu a presença na Supertaça de Andebol, a realizar no próximo mês de Janeiro em Portimão. É que, mesmo que o Sporting da Horta vença mais logo o FC Porto, e na próxima ronda triunfe na Maia, frente ao Águas Santas, somará 23 pontos, os mesmos que o ABC fará se perder no Xico Andebol na 11.ª jornada e igualmente os mesmos 23 que o Madeira somará, se vencer no Maia ISMAI e o Sp.Horta triunfar na Maia, frente ao Águas Santas. Neste cenário (as três equipas terminarem a primeira volta empatadas com 23 pontos) entravam em linha de conta os factores de desempate. O primeiro (pontos realizados nos jogos entre si) dava novo empate (cada uma das equipas ganhou um jogo e perdeu outro) e no segundo factor de desempate, ‘goal-average’ nos referidos jogos entre si, a vantagem vai para o ABC.

Separadas por um ponto, com vantagem para a turma bracarense, as duas equipas entraram em campo de forma muito cautelosa, notando-se muitos receios de parte a parte. As defesas mostraram-se melhores que os ataques e, aos 15 minutos, apenas se tinham marcado 13 golos (7-6). Os bracarenses foram para o intervalo com a vantagem mínima, resultado que espelhava o equilíbrio que marcou o primeiro tempo . O Delta Belenenses entrou melhor na segunda parte, chegou à vantagem de dois golos aos 35 m. (14-16) mas o ABC, com um parcial de 7-2 em 10 minutos, voltou ao comando do marcador com uma margem que lhe deu algum conforto para atacar a segunda metade do segundo tempo. A derrota do Belenenses não afasta a equipa de João Florêncio Jr. da Supertaça, embora a turma de Belém já não dependa exclusivamente de si.

No Funchal, o Madeira SAD desperdiçou excelente oportunidade de resolver de vez as contas da Supertaça ao perder com o Águas Santas. A formação insular passou aos 15 minutos na frente do marcador (8-7) mas permitiu que o adversário desse a volta até ao descanso (13-14). Nos minutos iniciais do segundo tempo os pupilos de Paulo Fidalgo voltaram a impôr-se, ainda passaram aos 40 minutos na frente (18-17) mas a partir daí foi o Águas Santas a mostrar o bom momento que atravessa.

Na Luz, o SL Benfica não teve qualquer dificuldade em ultrapassar o Xico Andebol, o mesmo acontecendo ao Sporting CP, na deslocação a Fafe.
Em Aveiro, o São Bernardo venceu o Maia ISMAI, num jogo em que, praticamente, esteve sempre na frente do marcador.

A jornada completa-se mais logo, com a recepção do Sp.Horta ao campeão nacional FC Porto.

Resultados dos jogos da 10.ª jornada do Andebol 1 realizados este sábado:

SL Benfica-Xico Andebol, 41-21 (23-9)
ABC de Braga- Belenenses, 26-23 (12-11)
Madeira SAD-Águas Santas, 26-27 (13-14)
São Bernardo-Maia ISMAI, 29-24 (14-11)
AC Fafe-Sporting CP, 19-30 (11-15)
Sp.Horta-FC Porto – 26-28 (16-18)

Patrocinadores Institucionais