ABC vence São Bernardo no jogo de abertura da jornada

PUB

O ABC de Braga confirmou o favoritismo que lhe era atribuído e venceu facilmente o São Bernardo por 40-23. No jogo que abriu a oitava jornada do Andebol 1. Um triunfo fácil, começado a construir desde bem cedo, e com os pupilos de Caros Resende a chegarem ao intervalo a vencer por confortável 18-10. O segundo tempo serviu para confirmar a diferença entre as duas equipas, com os bracarenses a utilizarem todo o plantel às ordens da equipa técnica, que não pode contar com Luís Bogas e José Rolo. Fábio Vidrago e Rui Lourenço, cada um com sete golos noutras tantas tentativas, estiveram em particular destaque.

Em Fafe, O Delta Belenenses tomou conta da partida (e do marcador) desde o apito inicial e chegou ao intervalo a vencer por 18-20, depois de aguentar muito bem a reacção dos fafenses nos minutos finais do primeiro tempo. A equipa de Óscar Freitas manteve essa pressão durante os primeiros minutos do segundo tempo, e colou-se ao Belenenses a 10 minutos do fim (29-30). Sobrou emoção e faltaram golos durante cinco minutos, mas na recta final o Delta Belenenses mostrou-se mais eficaz, pese o livre de sete metros desperdiçado por Elledy Semedo a minuto e meio do fim.

Na Luz, o SL Benfica desembaraçou-se com facilidade do Maia ISMAI. Os benfiquistas passaram a meio do primeiro tempo a vencer por 9-2 e foram cavando um fosso cada vez maior, chegando ao intervalo a ganhar por expressivo 22-8. A segunda parte, por isso, não teve grande história. David Tavares (SLB) apontou dez golos.

À noite, nos Açores, o Sporting da Horta venceu o Xico Andebol por 31-28, num jogo em que os vimaranenses andaram na frente do marcador até aos 50 m., altura em que a equipa da casa começou por empatar a 25 golos para depois terminar com um parcial de 6-3 em 10 minutos.

A jornada termina este domingo com o Águas Santas a receber o Sporting (RTP 2 – 17 h.), naquele que constitui mais um teste sério à inesperada liderança dos maiatos. De facto, decorridas sete rondas da principal competição destinada ao escalão sénior, não havia previsão generalizada que apontasse para que o clube de Jorge Borges seguisse na frente da classificação, sendo a única das 12 equipas concorrentes ao Andebol 1 que ainda não conheceu o sabor da derrota. Por isso, as atenções desta jornada estão apontadas para o jogo da Maia, onde o Águas Santas recebe o Sporting, formação que depois do tropeção inicial em Braga, nunca mais voltou a ceder pontos.

Resultados dos jogos da oitava jornada do Andebol 1:
ABC de Braga- São Bernardo, 40-23 (18-10)
A.C.Fafe – Delta Belenenses, 31-33 (18-20)
S.L. Benfica – Maia ISMAI, 41-27(22-8)
Sp. Horta- Xico Andebol, 31-28 (13-16)

– Domingo, 16 de Outubro:
17.00 h. – Pav. Águas Santas – Águas Santas – Sporting CP – Mário Coutinho/Ramiro Silva (Aveiro)

NOTA – O jogo Madeira-FC Porto foi adiado para o dia 19 de Outubro (19 h.), devido à presença da formação insular na EHF Cup onde este sábado, depois de vitória no Funchal, garantiu a passagem à terceira eliminatória da competição.

Patrocinadores Institucionais