Luta pela liderança joga-se em Braga e na Luz

PUB

A visita do líder Águas Santas à Luz e a recepção do ABC de Braga ao F.C. Porto, em jogos antecipados da 13.ª jornada, marcam mais um capítulo da luta pelos primeiros lugares da classificação do Andebol 1.

Em Braga, vão encontrar-se os terceiro e quinto classificados, separados por quatro pontos, com vantagem para a equipa do Porto. Na primeira volta, os bracarenses saíram do Dragão Caixa fortemente castigados (35-19) e agora querem rectificar a imagem deixada nessa partida.

Depois de uma série de cinco vitórias consecutivas, os índices de confiança estão ao rubro e em Braga só se pensa em vitória. “No desporto, vive-se muito de processos de autoconfiança e esses processos conseguem-se com uma dinâmica de vitória. Houve momentos em que senti que a equipa não estava confiante, mas também a equipa, colectiva e individualmente, já me tinha provado que era capaz. Porque problemas temos sempre ao longo de uma época desportiva, mas o importante é que os jogadores, individualmente, e o colectivo sejam capazes de os resolver”, considera o treinador academista.

Na primeira volta, o jogo com o FC Porto não correu bem, mas para Carlos Resende o jogo desta quarta-feira “será completamente diferente. O FC Porto tem uma belíssima equipa. É uma equipa que é tricampeã nacional. Mas, nós também temos as nossas armas e no desporto tudo pode acontecer. Temos que jogar francamente bem. Estou feliz por jogar este jogo em casa e por treinar em casa. As pessoas que têm um pavilhão não têm a ideia da bênção que é treinar diariamente e jogar nesse pavilhão”, reage Carlos Resende, depois dos problemas que têm afectado o piso do Sá Leite.
Do lado do FC Porto a antevisão fica a cargo do guarda-redes Alfredo Quintana que assegura que a sua equipa está devidamente preparada para a exigência do desafio.
“Vai ser um jogo muito intenso, mas a nossa equipa está preparada. Temos treinado muito bem para um jogo que nos permitirá fazer uma aproximação ainda mais séria ao topo da tabelo, caso consigamos vencer. Com a entrada do Daymaro, a equipa aumentou os seus índices de confiança, sobretudo ao nível defensivo.” Sobre o próximo adversário, Alfredo Quintana mostra que tem a lição bem estudada.
“No que diz respeito à minha posição, penso que nós, os guarda-redes, temos que estar especialmente atentos aos remates dos laterais da equipa do ABC e aos remates de fora. Estamos a trabalhar para antecipar essas dificuldades.” O FC Porto entra num ciclo difícil mas o guarda-redes só quer pensar num jogo de cada vez. “Neste momento, ainda só pensamos em vencer o jogo de Braga, que é o próximo. Só depois dele nos debruçaremos sobre o jogo de sábado, com o S.L.Benfica. Temos alguma ansiedade para alcançar o primeiro lugar, mas tudo tem o seu tempo. Temos de prosseguir o nosso rumo, concentrados e seguros.”

O jogo entre o ABC de Braga e o FC Porto, antecipado da 13.ª jornada está agendado para as 21 horas desta quarta-feira, no pavilhão Flávio Sá Leite, com transmissão em directo pelo Porto Canal, e vai ser dirigido pela dupla de Aveiro, Bruno Rodrigues/Carlos Capela.

BENFICA COM TESTE IMPORTANTE FRENTE AO LÍDER

Em Lisboa, no pavilhão da Luz, a partir das 20.30 horas desta quarta-feira, com transmissão em directo pela Benfica TV e sob a direcção da dupla internacional Duarte Santos/Ricardo Fonseca, da Madeira, o S.L. Benfica recebe o líder Águas Santas, poucos dias depois de ter sido goleado pelo Sporting. E, a primeira curiosidade, é saber como os pupilos de Jorge Rito reagem a este resultado bem negativo.
Do outro lado vão encontrar um Águas Santas moralizado que, surpreendentemente, chegou ao final da primeira volta isolado no primeiro lugar do Andebol 1 e que impôs aos benfiquistas um empate (28-28) na primeira volta. Separadas por dois pontos, com vantagem para os nortenhos, as duas equipas vão entrar em campo com um objectivo comum, somar mais três pontos. Se a vitória sorrir ao Benfica, a turma encarnada iguala o seu adversário de amanhã. Se, pelo contrário, os pupilos de Jorge Borges vencerem, alarga-se o fosso para quatro pontos, situação pouco agradável para a turma da Luz.

Patrocinadores Institucionais