Selecção Nacional A masculina estreia Centro Multiusos de Lamego

PUB

É no novo Centro Multiusos de Lamego que Portugal e Turquia vão disputar o primeiro jogo de alta competição, já no próximo dia 4 de Janeiro de 2012. Este será, também, o primeiro dos quatro jogos de qualificação para o play-off de acesso à fase final do Campeonato do Mundo de Andebol em seniores masculinos, em 2013. O encontro começa às 20h15 e terá transmissão em directo na RTP2.

O jogo que vai opor as duas selecções marca a estreia do moderno Centro Multiusos de Lamego como palco de grandes competições desportivas, um equipamento que também está apetrechado para acolher eventos culturais e de lazer, bem como iniciativas de apoio às atividades empresariais e de promoção de produtos locais e regionais.

Durante a cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre a autarquia de Lamego e a Federação de Andebol de Portugal (FAP), Francisco Lopes enfatizou que este jogo de qualificação de acesso ao Campeonato do Mundo é “uma oportunidade de dar visibilidade a uma modalidade muito praticada no concelho, através do Andebol Clube de Lamego, um dos nossos maiores clubes”. “É importante que se olhe para Lamego como um município onde se dá valor ao desporto e onde tem existido uma relação profícua com os nossos clubes e associações.”

Na preparação para o embate de 4 de janeiro, a seleção lusa permanecerá quatro dias na cidade de Lamego, durante os quais deverá realizar treinos abertos ao público e fazer visitas a diversos estabelecimentos de ensino.

Esta partida é a primeira de um conjunto de quatro que a seleção das quinas disputa com o objetivo de garantir a presença no 23º Campeonato do Mundo de Andebol que decorrerá em Espanha. Para além de Portugal e da Turquia, a Ucrânia também integra este grupo. Henrique Torrinha Cardoso, presidente da FAP, mostra-se esperançado que Lamego seja o “talismã da seleção nacional” e que “o objetivo de apuramento seja cumprido”.

A organização do encontro Portugal – Turquia promoverá ainda a realização de uma acção de formação dirigida a professores de Educação Física, subordinada ao tema “Importância do jogo reduzido na iniciação ao Andebol”, ministrada por Jorge Varejão, master coach e formador de treinadores da FAP.

As entidades organizadoras esperam que cerca de 1500 pessoas assistam a este encontro. A entrada no Centro Multiusos de Lamego custa 2€ e será oferecida uma t-shirt comemorativa deste dia desportivo.

Patrocinadores Institucionais