Portugal joga com a Eslovénia no play off para o Campeonato do Mundo de 2013

PUB

O sorteio dos 9 jogos do play-off de acesso ao Campeonato do Mundo Espanha 2013 realizou-se no início da tarde de hoje, último dia do Euro 2012, na Beogradska Arena, em Belgrado, na Sérvia.

O adversário que Portugal terá de vencer, no play-off, é a Eslovénia, que ficou em 6º lugar no Europeu que hoje termina. O primeiro jogo será na Eslovénia e o segundo jogo, em Portugal, a 9/10 e 16/17 de Junho, respectivamente.

Sobre o sorteio, o seleccionador nacional referiu que “não é o melhor, mas também não é mau. Sabemos que temos hipótese de passar com esta equipa, que eu e os jogadores conhecemos bem. Ainda jogámos com eles em Junho do último ano e ganhámos, mas a Eslovénia tem evoluído muito e fez um bom Europeu.” Mats Olsson diz , ainda, que “é um estilo de jogo parecido com o nosso, ao qual nos adaptamos bem, por isso é uma eliminatória em aberto e tivémos a sorte de ter o segundo jogo em casa. Claro que temos que respeitar e reconhecer o mérito da Eslovénia, que ficou em sexto lugar neste Europeu, mas sabemos que podemos ganhar”, afirma.

Recorde-se que Portugal e Eslovénia estiveram no mesmo grupo de qualificação para o Euro 2012. Nos dois jogos disputados, Portugal perdeu, na Eslovénia, por 34-31, logo na 1ª jornada e venceu os eslovenos no jogo em Portugal, em Junho de 2011, por 31-29.

Já apuradas para o Mundial 2013 estão cinco selecções – a França, enquanto actual campeão do mundo, a Espanha, enquanto anfitrião e a Croácia, Dinamarca e Sérvia, sendo estas as três selecções melhor classificadas do Euro 2012.

Os restantes 9 lugares em aberto para a fase final do Campeonato do Mundo Espanha 2013 vão ser decididos nos jogos de play-off:

– Lituânia : Polónia
– Rússia : Rep. Checa
– Eslovénia : Portugal
– Eslováquia : Bielorússia
– Fyr Macedónia : Áustria
– Hungria : Noruega
– Islândia : Holanda
– Alemanha : Bósnia Herzegovina
– Suécia : Montenegro

Os jogos do play-off serão a 9/ 10 de Junho (1ª mão) e 16/ 17 de Junho 2012 (2ª mão).

Os vencedores dos jogos de play-off qualificam-se para o Campeonato do Mundo, em Espanha, de 13 a 27 de Janeiro de 2013.

Para mais informações consultar www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais