Portugal vence Ucrânia e confirma ‘play-off’ para o Mundial de Espanha

PUB

Portugal venceu esta tarde a Ucrânia por 27-26 no quarto e derradeiro jogo do grupo 2 da fase de apuramento europeia para o campeonato do Mundo – Espanha 2013. Com este triunfo, a equipa nacional garantiu o primeiro lugar invicto da classificação do grupo e, em consequência, a presença no ‘play-off’ de apuramento para o ‘mundial’, cujo sorteio decorre a 29 de Janeiro, na Sérvia.

Para o sete inicial, Mats Olsson escolheu o guarda-redes Hugo Figueira; os pontas David Tavares e Pedro Solha; Fábio Magalhães, Carlos Carneiro, Cláudio Pedroso e Tiago Rocha. Nas acções defensivas entravam Álvaro Rodrigues, e posteriormente, João Lopes.

Portugal entrou muito bem no jogo e aos três minutos já vencia por 3-0. Um arranque que, seguramente, transmitiu um maior conforto à equipa que já trazia quatro golos de vantagem da Ucrânia. Apoiado por cerca de três mil espectadores que lotaram por completo as bancadas disponíveis na Nave de Espinho, Portugal chegou a uma confortável vantagem de cinco golos (9-4) aos 12 minutos. Na baliza, Hugo Figueira transmitia a confiança e Mats Olsson começou bem cedo a rodar os seus jogadores, com as entradas de João Antunes e Tiago Pereira. Quando o central do ABC entrou já a Ucrânia se tinha ‘colado’ a Portugal (10-9, aos 19 m.). Dois minutos depois já Portugal tinha voltado a distanciar-se no marcador (12-9), o que não impediu Mats Olsson de solicitar o primeiro ‘time-out’. Uma boa reacção da formação russa ditou o empate à entrada do minuto 25 (12-12) mas foi Portugal que acabou por ser mais eficaz nos instantes finais da primeira parte, indo para o descanso a vencer por 15-13.

A PAPEL QUÍMICO

O início da segunda parte como que repetiu os minutos iniciais do jogo, com um parcial de 5-0 em pouco mais de sete minutos, só consentindo o primeiro golo aos 39 m. (21-14). Aquilo que poderia parecer um passeio deu lugar a uma excelente reacção da Ucrânia que chegou aos 51 minutos a perder apenas por dois golos (22-20). Dois golos de Fábio Magalhães e Cláudio Pedroso deram maior conforto para enfrentar os últimos sete minutos. Na baliza, Hugo Figueira mantinha um nível elevado e com duas defesas consecutivas, abrandou o derradeiro fôlego ucraniano. A dois minutos do fim Portugal tinha o apuramento garantido mas o jogo ainda se mantinha aberto com o golo do empate (25-25). Carlos Carneiro, com um fortíssimo remate em apoio, desfez a igualdade para nos instantes finais voltar a marcar, de livre de sete metros, selando a vitória que os ucranianos, em cima do apito final, ainda amenizariam (27-26).

O boletim de jogo pode ser aqui consultado, em anexo.

Mats Olsson, em conferência de imprensa, referiu: “Sabíamos que a Ucrânia é uma boa equipa, que vinham aqui bem preparados e queria tentar dar a volta, por isso era um jogo muito complicado. Internamente, sabíamos que a Turquia era a equipa mais fraca e que teríamos, em teoria, um play-off com a Ucrânia. Depois do primeiro jogo, que ganhámos bem, podíamos fazer aqui a “segunda mão”, com uma pequena vantagem que nos dava alguma segurança e tranquilidade.

Questionado sobre o possível adversário para o play-off, “no dia 29 vamos saber o que nos toca, se um 5º ou 6º ou um 12º do europeu, não sabemos. Aí vamos começar a preparar-nos para conseguir o play-off. Este tipo de jogos, para a equipa, para os jogadores, é o que nos fortalece e nos prepara para o que vai chegar em Junho.”

Claudio Pedroso: “A NOSSA MOTIVAÇÃO ERA MAIOR QUE O CANSAÇO”

Na conferência de imprensa, depois do jogo, Claudio Pedroso afirmou que “os quatro jogos foram muito duros, fisicamente. Com a Ucrânia foi mais do que com a Turquia, mas este jogo aqui foi mesmo muito duro porque sabíamos que eles iam dar tudo por tudo como nós. Nós conseguimos contrariá-los, sentimo-nos cansados mas a nossa motivação era maior que o cansaço.

– Resultados do Grupo 2 – Qualificação para o Campeonato do Mundo Espanha 2013:

1ª jornada – 02.11.11 – Turquia : Ucrânia, 24-26
2ª jornada – 06.11.11 – Ucrânia : Turquia, 32-20
3ª jornada – 04.01.12 – Portugal : Turquia, 35-22 (16-14)
4ª jornada – 08.01.12 – Turquia : Portugal, 26-34 (16-16)
5ª jornada – 12.01.12 – Ucrânia : Portugal, 21-25 (7-12)
6ª jornada – 15.01.12 – Portugal : Ucrânia, 27-26 (15-13)

– Classificação Geral – Grupo 2:
1º – Portugal (4 jogos, 8 pontos)
2º – Ucrânia (4 jogos, 4 pontos)
3º – Turquia (4 jogos, 0 pontos)

Patrocinadores Institucionais