Torneio das Quatro Nações: Portugal e Espanha dividem pontos

PUB

Portugal e Espanha empataram esta tarde a 24 golos, em jogo da primeira jornada do Torneio de Quatro Nações, competição que decorre até domingo no Dragão Caixa, no Porto.

Para o sete inicial Rolando Freitas chamou o guarda-redes Luís Oliveira; os pontas Frederico Malhão e Hugo Santos; o central Rui Silva, completando a equipa com Nuno Gonçalves, João Gomes e Pedro Peneda.

A Espanha entrou a vencer (0-2) mas a formação lusa rapidamente reverteu a situação passando aos 15 minutos a vencer por 6-4. A defender bem, os portugueses foram aguentando a vantagem até à entrada dos cinco minutos finais (numa altura em que Rolando Freitas já tinha lançado em campo João Caldeira e Duarte Carregueiro), altura em que a Espanha empatou a nove. De imediato o técnico nacional solicitou um ‘time-out’, dando as necessárias indicações aos seus jogadores para o que restava do primeiro tempo. Resultou – Portugal chegou ao intervalo a vencer 12-10, muito graças à eficácia de Rui Silva (6 golos em 7 remates).

Para o segundo tempo, o técnico nacional colocou Hugo Lima e Davide Carvalho nas pontas, mantendo o resto da estrutura da equipa. Portugal rapidamente ampliou a vantagem (15-10, aos 31 m.), com três golos de Davide Carvalho. A formação espanhola reagiu de imediato e empatou a partida (16-16) antes do minuto 40. Já com o pivô Vasco Marques nas acções atacantes Portugal voltou a distanciar-se (19-17, aos 42 m.), num jogo que, ‘estava escrito’, decorreria com emoção até ao fim.

Portugal entrou na frente nos cinco minutos finais (23-21) mas com o jogo perfeitamente em aberto. Rui Silva desperdiçou um livre de sete metros que poderia dar mais descanso à equipa e no ataque seguinte, a Espanha reduziu para a desvantagem mínima para empatar de seguida. Nos instantes finais a formação espanhola foi mais feliz, passou para a frente a pouco mais de um minuto do final (23-24). Um erro fatal do ataque português quase deitou tudo a perder mas uma recuperação de bola a oito segundos do fim permitiu a João Santos fazer o empate, estabelecendo o resultado final.

ROLANDO FREITAS: ‘FOMOS COMPETENTES’

No final da partida, o seleccionador nacional fez a habitual apreciação ao desempenho da equipa.
‘Acho que fizemos um bom jogo. Não nos podemos esquecer que tivémos pela frente à equipa vica-campeã da Europa de sub-18 e vice-campeã do Mundo de sub-19, já apurada para o próximo campeonato da Europa, para o qual nós temos ainda de disputar a qualificação’, recordou Rolando Freitas.
‘O nível é altíssimo… Há cerca de um ano perdemos claramente com esta selecção e a verdade é que este empate sabe a pouco, como é evidente. Depois de estarmos a perder 0-2, de termos dado a volta ao resultado, de permitir o empate durante duas ou três vezes, estivemos à frente no marcador mas na fase final não fomos felizes na finalização. Num ou noutro lance não fomos tão esclarecidos mas, de qualquer das formas, julgo que fizemos um bom jogo, que surpreendemos a Espanha com o nosso sistema defensivo e mostrámos que somos e queremos ser competentes no resto do torneio’

ALEMANHA ENTROU A GANHAR

No primeiro jogo da tarde, a selecção da Alemanha mostrou superioridade sobre a França num jogo de bom nível técnico. Ao intervalo, os alemães já venciam por 9-15, para no segundo tempo conseguirem manter sempre uma vantagem confortável que redundou num triunfo por 23-27.

O Torneio das Quatro nações prossegue este sábado no Dragão Caixa (entrada livre), com a realização dos jogos Espanha-França (16 h.) e Portugal-Alemanha (18 h.).

Todos os jogos – e estatísticas finais – podem ser acompanhados em directo em www.andystat.com.

– Calendário do Torneio das Quatro Nações –

– Sexta-feira, dia 13 de Janeiro:

17.00 h. – França-Alemanha, 23-27 (9-15)
19.00 h. – Portugal-Espanha, 24-24 (12-10)

– Sábado, dia 14 de Janeiro:
16.00 h. – Espanha-França
18.00 h. – Portugal-Alemanha

– Domingo, dia 15 de Janeiro:
10.00 h. – Alemanha-Espanha
12.00 h. – Portugal-França

CLASSIFICAÇÃO

1.º Alemanha, 2 pontos
2.º PORTUGAL, 1
3.º Espanha, 1
4.º França, 0

Patrocinadores Institucionais