Torneio das Quatro Nações: Portugal vence a Alemanha e divide liderança com a Espanha

PUB

Portugal venceu esta tarde a Alemanha por tangencial 26-25, em jogo do Torneio das Quatro Nações que este domingo termina no Dragão Caixa. Com este triunfo, os portugueses asumem a liderança de classificação, em igualdade pontual com a Espanha.

Com Luís Oliveira inspirado e a dar confiança à equipa, Portugal entrou bem no jogo – passados os primeiros momentos – mantendo a partida equilibrada nos minutos inicias. Rui Silva, Pedro Peneda e Belmiro Santos comandavam a preceito o ataque, e os portugueses não se assustaram com a desvantagem que acumularam nos primeiros minutos (3-5 aos 9 m. e 4-7 aos 13 m.).
Um parcial de 3-0 em três minutos ditou o empate a sete aos 16 minutos. Portugal estava definitivamente em jogo, o público que preenchia em escelente número as bancadas do Dragão Caixa ajudou e a equipa de Rolando Freitas que, após o empate a oito, voltou a fazer novo parcial de 3-0, que a colocou na frente do marcador aos 20 minutos, com uma vantagem de três golos. Cenário que obrigou o técnico alemão a solicitar um desconto de tempo. Rui Silva (6 golos), Belmiro Santos (4) e Pedro Peneda (4) mostraram eficiência no ataque e ajudaram a equipa a ir para o descanso com uma razoável vantagem de quatro golos (15-11).

BOA ENTRADA NO SEGUNDO TEMPO

Portugal entrou muito bem na segunda parte, chegando com relativa facilidade a uma inesperada vantagem de seis golos (18-12) aos 34 minutos, margem que manteve até aos 47 m. (22-16). Entretanto, Rolando Freitas já tinha vindo a refrescar a equipa. A Alemanha reagiu, chegou aos 22-18 aos 50 minutos, o que obrigou o seleccionador nacional a solicitar um ‘time-out’. Com o adversário a aproximar-se no marcador, os jogadores portugueses pareceram começar a sentir algum nervosismo. As duas equipas entraram nos nove minutos finais separadas por dois golos (22-20), mas o jogo estava perfeitamente aberto. Um homem da casa, Hugo Santos, deu mais alguma tranquilidade à equipa quando, em contra-ataque, fez o 24-21 (53 m.). Em superioridade numérica os alemães encostaram-se a Portugal (24-23, aos 55 m.) e foi com essa curtíssima vantagem que os pupilos de Rolando Freitas encararam os derradeiros cinco minutos. A três minutos e meio do final o ataque alemão comete uma falha técnica, Portugal desperdiça o ataque seguinte e na resposta, Luís Oliveira nega o empate à Alemanha e dá a posse de bola à sua equipa. Faltavam menos de três minutos, que se previam emocionantes. Um livre de sete metros conquistado por João Gomes permitiu a Rui Silva ampliar para 25-23 (58m.13 s.) e o Dragão Caixa percebeu que a vitória frente à Alemanha estava ali tão perto. A Alemanha ainda reduziu e Portugal entrou no último minuto em vantagem (25-23) e com posse de bola. Um time-out a 33 segundos do fim permitiu prolongar o ataque luso. E foi Davide Carvalho, da ponta direita, a facturar o 26.º golo de Portugal, que sancionou a vitória de Portugal.

No final do jogo, Rolando Freitas nao escondia a sua satisfação com esta vitória.

Estamos perante quatro selecções de elevado nível. Recordo que a Espanha é vice-campeã da Europa e do Mundo; a Alemanha é semi-finalista do campeonato da Europa e sétima do mundial e a França é medalha de bronze dos Jogos da Juventude e simi-finalista do mundial’, reforçou Rolando Freitas.

‘Portugal tem as suas limitações mas sabe onde pretende chegar e onde quer ir. Temos ambição de sermos melhores do que somos agora. Temos trabalhado há largos anos para melhorar esse nível, com o esforço de todos os envolvidos. Não temos um recruttamento tão grande que nos permita uma escolha que dê para o noso jogo durar até ao fim sem fazermos sofrer os adeptos. Foi o caso de hoje. Todo este sofrimento é natural, porque a equipa esgota-se mais depressa, porque estamos mais limitados nos recursos. Hoje entramos mal no jogo, conseguimos recuperar bem e acho que merecemos bem a vitória pelo esforço que fizemos nos dois diuas deste torneio’

O Quatro Nações termina este domingo, com Portugal a defrontar a França na derradeira partida, sabendo nessa altura o resultado do jogo entre Espanha e Alemanha. Recorde-se que Portugal e Espanha estão empatados no primeiro lugar, ambos com 3 pontos, pelo que pode haver necessidade de fazer contas ao ‘goal-average’. Mas a Alemanha, com dois pontos, ainda não está fora da corrida.

Todos os jogos – e estatísticas finais – podem ser acompanhados em directo em www.andystat.com.

– Calendário do Torneio das Quatro Nações –

– Sexta-feira, dia 13 de Janeiro:

17.00 h. – França-Alemanha, 23-27 (9-15)
19.00 h. – Portugal-Espanha, 24-24 (12-10)

– Sábado, dia 14 de Janeiro:
16.00 h. – Espanha-França, 29-23 (13-14)
18.00 h. – Portugal-Alemanha, 26-25 (15-11)

– Domingo, dia 15 de Janeiro:
10.00 h. – Alemanha-Espanha
12.00 h. – Portugal-França

CLASSIFICAÇÃO

1.º Espanha, 3 pts.
2.º Portugal, 3 pts.
3.º Alemanha, 2 pts.
4.º França, 0 pts.

Patrocinadores Institucionais