Belenenses – Sporting e FC Porto – Madeira A. Sad nas meias-finais da Taça de Portugal

PUB

Delta Belenenses – Sporting CP e FC Porto Vitalis – AM Madeira A. Sad são os jogos das meias-finais da Taça de Portugal Seniores Masculinos, que Tavira volta a acolher, a 31 de Março e 1 de Abril de 2012.

No sorteio, em Lisboa, estiveram presentes o vereador da Câmara Municipal de Tavira, José Manuel Guerreiro, o Presidente do Clube Vela de Tavira Eduardo Mendonça, o Presidente da A.A. Algarve João Estrela, o vice-presidente da Federação, Ulisses Pereira, o director-executivo Miguel Fernandes e, ainda, Luis Pacheco, do Dep. Desportivo, assim como os representantes dos quatro clubes – Carlos Galambas (em representação do AM Madeira A. Sad), José Francisco (Delta Belenenses), Mário Soares (FC Porto) e Fernando Nunes (Sporting CP).

O vice-presidente da Federação, Ulisses Pereira, deu início ao sorteio, afirmando que “esperamos que a Final Four da Taça de Portugal seja um momento alto da modalidade, estão criadas todas as condições para isso, não só pelos clubes que vão participar, mas também, e principalmente pelas condições organizativas e de alojamento e de hospitalidade que encontramos em Tavira.” Ulisses Pereira sublinhou, ainda, que “foi necessário fazer um esforço de parte a parte, quer da Federação, quer da Câmara de Tavira com o apoio dos Hotéis Vila Galé, mas encontrou-se uma solução de modo a que possamos repetir o êxito organizativo do ano passado. Seguiram-se algumas palavras do vereador da Câmara Municipal de Tavira, José Manuel Guerreiro, que foi convidado a sortear as meias-finais.

Conhecidos os jogos, José Manuel Guerreiro afirmou ter “sempre boas expectativas relativamente a estes eventos; relativamente ao pavilhão municipal onde se vão disputar os jogos, esta vai ser a 3ª edição e a primeira modalidade a ter jogos ali foi o andebol, num Troféu RTP, em 1991 e, por isso, já estamos habituados a esta modalidade desportiva que é muito querida no concelho de Tavira e acho que o sorteio facilitou. Já se antecipa uma final, mas às vezes há surpresas, a bola é redonda, depende muito da forma como as equipas se encontram neste momento. Que ganhe o melhor e que seja a melhor final possível”, são os votos expressados.

Sobre as meias-finais, José Francisco (Delta Belenenses), salientou que “as equipas que estão nesta fase são as melhores, foram as que conseguiram chegar até aqui. Não há equipas fáceis, por isso qualquer uma das equipas, para nós, era difícil. Vamos tentar resolver este jogo com o Sporting, penso que vai ser um jogo equilibrado, nós perdemos com o Sporting na 1ª fase (do Andebol 1), empatámos em casa… penso que temos hipótese. Vamos fazer o nosso melhor”. Do lado do Sporting CP, Fernando Nunes disse: “esperamos um jogo difícil. Temos que ser realistas que o sorteio foi um bom sorteio para o Sporting. Teoricamente somos mais fortes, mas a equipa do Belenenses já nos roubou pontos este ano no campeonato. Sabemos que é sempre um adversário que não tem nada a perder, que joga nos limites, joga muito com a irreverência da juventude da equipa e sabemos que vai ser difícil chegar à final.”

Quanto ao FC Porto Vitalis – AM Madeira A. Sad, Mário Soares (FC Porto) espera que o FC Porto ganhe o jogo: “o Madeira Sad é uma equipa competitiva, fomos, de certa forma, surpreendidos agora neste último jogo no Funchal, esperamos agora ganhar em Tavira, que é terreno neutro. Chegámos a esta fase, agora esperamos ganhar”. Em representação da equipa madeirense, esteve Carlos Galambas, que referiu que “olhando para as equipas, penso que este não foi o melhor sorteio para o Madeira Sad, mas o trajecto do Madeira Sad na Taça de Portugal faz com que não tenha medo de jogar contra outro “grande”. Já eliminou o Benfica e agora o objectivo é eliminar o Porto e chegar à final.

Sobre a Final Four, que Tavira vai acolher pelo 3ª ano consecutivo, o director-executivo da Federação, Miguel Fernandes, reforça o compromisso feito com a Câmara Municipal de Tavira de dar continuidade à prova: “isso só foi possível porque o grupo de hotéis Vila Galé deu um grande apoio, por isso estão reunidas todas as condições para ser mais uma grande Final Four.”

Patrocinadores Institucionais