Campeonato da Europa de sub-18: Portugal entra a ganhar no grupo 9 da fase de apuramento

PUB

A seleção nacional júnior ‘B’ de Portugal venceu esta tarde a Lituânia por 31-24, em jogo da primeira jornada do grupo 9 da fase de qualificação para o campeonato da Europa de sub-18. Ao intervalo, os pupilos de Dragoslav Punosevac (Duda), já seguiam na frente do marcador (14-9).Os melhores marcadores nacionais foram Davide Carvalho e Belmiro Alves, com 8 e 7 golos, respectivamente

“Tivemos algum receio porque não conhecíamos os nossos adversários. Entramos por isso com especial cuidado porque, da Lituânia, apenas sabíamos que vem da escola da ex-União Soviética. Já contávamos com uma defesa “5 x 1″, e nós defendemos quase o jogo todo em ‘6×0’ que funcionou muito bem, como o prova o facto de só termos sofrido nove golos primeira parte. Estivemos bem, pese o facto de termos falhado dois livres de sete metros, e de termos desperdiçado alguns contra-ataques. Mas chegamos ao intervalo com uma boa vantagem que nos tranquilizou”, historiou Duda.

“Na segunda parte, contávamos com algumas mudanças, que de facto aconteceram. A Lituânia marcou individualmente dois jogadores nossos, mas soubemos responder bem, depois dos primeiros cinco minutos menos conseguidos. Rapidamente voltámos a jogar como eu pretendia, no um contra um, com muito espaço na defesa, e voltamos a distanciar-nos no marcador, conseguindo sempre uma vantagem de seis e sete golos”. Duda reconhece que “a equipa esteve bem a nível defensivo e no ataque também cumprimos com a nossa obrigação, Estou contente porque os jogadores cumpriria escrupulosamente o que pedi.”

A primeira batalha está ganha mas ainda falta muito para garantir o apuramento. “Estamos a meio do caminho desta batalha. Este sábado descansamos, satisfeitos com o trabalho realizado. Vamos treinar de manhã, e à tarde vamos ver o jogo Finlândia-Lituânia para conhecermos melhor a Finlândia. Depois, no domingo vamos tentar fazer história, ganhando à Finlândia e garantindo a entrada pela segunda vez consecutiva na fase final do campeonato da europa de sub-18”.

Em anexo pode ser consultado o boletim de jogo.

Calendário de Jogos – Grupo 9 – Qualificação Europeu Sub18 masculinos
30.03.2012, 19:00 – Lituânia : Portugal, 24-31 (9-14)
31.03.2012, 18:00 – Finlândia : Lituânia , 25-17 (15-8)
01.04.2012, 14:00 – Portugal : Finlândia

CLASSIFICAÇÃO
1.º Finlândia, 2 pontos
2.º Portugal, 2 pontos.
3.º Lituânia, 0 pontos

Nota: Menos duas horas em Portugal.

Patrocinadores Institucionais