F.C. Porto Vitalis à procura de uma dobradinha inédita

PUB

O F.C.Porto Vitalis defronta o Madeira SAD na segunda meia-final da «final-four» da Taça de Portugal que este fim-de-semana tem lugar no pavilhão Municipal de Tavira. A partida está agendada para as 18 horas de sábado, tem transmissão em direto pela FAP TV e vai ser dirigida pela dupla de Aveiro, Bruno Rodrigues/Carlos Capela.

Apesar de há três anos consecutivos se sagrar campeão nacional, o FC Porto Vitalis já não conquista a Taça de Portugal desde 2007, ano em que na final da competição derrotou o S.L. Benfica por 19-18. E quem melhor do que Tiago Rocha – que foi o herói desse encontro ao apontar os dois últimos golos da sua equipa – para abordar a próxima ‘final-four’ a disputar este fim-de-semana em Tavira?
«Estamos a trabalhar bem e temos vontade de trazer a Taça para casa. Penso que temos tido um bocadinho de azar. Ainda no ano passado estávamos a ganhar por seis golos na meia-final, frente ao Benfica, mas ‘levámos’ três vermelhos, o que é um bocadinho inexplicável», explica o pivô azul e branco.

«Queremos muito a ‘dobradinha’. Propomo-nos a ganhar todas as competições em que estamos inseridos e queremos quebrar essa espécie de malapata. Apesar de somarmos 16 campeonatos e sete Taças de Portugal, nunca as duas conquistas se “cruzaram” na mesma temporada. Estamos a trabalhar para que isso aconteça», assegura Tiago Rocha.
Sobre o primeiro jogo, a disputar pelas 18 horas de sábado, o pivô do FC Porto Vitalis recorda que “o Madeira têm um conjunto de bons jogadores, bastante jovens, que não têm muita experiência mas que são muito organizados. Além disso têm um contra ataque muito rápido», refere Tiago Rocha. O adversário da final é um assunto para mais tarde: «Quero que o FC Porto chegue lá, independentemente do adversário ser o Sporting ou o Belenenses. Eles que lutem entre eles… nós vamos lutar para assegurar o nosso lugar».

GANHAR AO FC PORTO PARA REPETIR FINAL

Quanto ao Madeira SAD, trata-se de uma equipa com presença habitual nesta fase da competição e que o ano passado chegou à final, que perdeu frente ao SL Benfica. O treinador da equipa que a meio da semana venceu em Lisboa o Sporting tem consciência das dificuldades que o sorteio da «final-four» lhe destinou para este fim-de-semana passado em Tavira.

«Apesar de ultimamente termos estado sempre presentes na ‘final-four’, é sempre com muita honra e orgulho que repetimos estas presenças. E desta vez ainda mais porque eliminamos nos quartos-de-final o S.L.Benfica, detentor do troféu», começou por recordar Paulo Fidalgo.

«A nossa presença nesta ‘final-four’ é uma vitória para todo este grupo. Mas não nos contentamos com isso. Já demonstramos que jogamos sempre para vencer. Temos pela frente o F.C.Porto, tricampeão nacional, que vai em primeiro lugar no campeonato, destacado… Vamos defrontar, muito provavelmente, a melhor equipa do andebol português. Teremos que nos suplantar mais uma vez para poder equilibrar o jogo com o F.C.Porto e sonhar com uma vitória. Mas, para isso acontecer, teremos de jogar a um nível muito elevado, indo quase até ao expoente máximo da nossa qualidade».

O calendário do Andebol 1 obrigou a equipa da Madeira a viajar na última
quarta-feira até Lisboa onde defrontou – e venceu – o Sporting. Uma tarefa suplementar que não incomodou o técnico da equipa madeirense.

«Enquanto treinador, já me habituei que o calendário é o que é e temos de estar sempre prontos para competir. Seja dois ou três jogos por semana, ou seja até dia sim, dia sim… Estamos motivados com a vitória sobre o Sporting, não posso escondê-lo, e com o facto de, passados 11 meses de trabalho, com muitos problemas no início da época, com várias lesões, estarmos em segundo lugar no campeonato. É extremamente motivador. Estamos fortes, dentro do campo, mentalmente, e prontos para competir»

E também prontos para fazer uma surpresa ou, para o grupo de trabalho do Madeira SAD, já não é surpresa ganhar a Taça?

«Vamos jogar primeiro contra o F.C.Porto e, se ganharmos, apenas pensamos que temos outro jogo na Taça. É assim que nós pensamos. Apenas mais um jogo na Taça de Portugal. É isso que estamos a pensar, ir um degrau mais acima na Taça. Jogar contra o FC Porto é sempre uma tarefa muito difícil. Se pudermos ir à final, ótimo. Se lá chegarmos, logo veremos o que pode acontecer».

O caminho das duas equipas até Tavira

Para garantir a presença em Tavira, o Madeira SAD começou por eliminar, após inesperadas dificuldades, o Avanca (21-20), para depois afastar o SL Benfica (22-16).

Quanto ao FC Porto Vitalis, eliminou nos oitavos-de-final o Sporting da Horta (34-26) e nos quartos-de-final o São Bernardo (33-22).

– Calendário da ‘final-four’ da Taça de Portugal:

– Sábado, dia 31 de Março:
16.00 h. – Delta Belenenses-Sporting CP – Flávio Carvalho/João Malhado (Leiria) – FAP TV
18.00 h. – FC Porto Vitalis-Madeira SAD – Bruno Rodrigues/Carlos Capela (Aveiro) – FAP TV

– Domingo, dia 1 de Abril:
17.00 h. – Final – RTP 2

Patrocinadores Institucionais