Taça de Portugal: Sporting e Delta Belenenses lutam por um lugar na final

PUB

Sporting Clube de Portugal e Delta Belenenses protagonizam este sábado (16 h.) o primeiro jogo da ‘final-four’ da Taça de Portugal – seniores masculinos – competição que vai decorrer no Pavilhão Municipal de Tavira. A partida tem transmissão em direto pela FAP TV e vai ser dirigida pela dupla de Leiria, Flávio Carvalho e João Malhado.

Frente a frente vão estar duas equipas que, neste momento, encontram-se em patamares diferentes no Andebol 1, com o Sporting a integrar o lote de equipas que luta no grupo A pelo título nacional, e o Delta Belenenses a disputar o grupo B que, neste momento, lidera.

A formação leonina vem de uma derrota a meio da semana frente ao Madeira SAD, mas Fernando Nunes, diretor do andebol do Sporting, não quer fazer uma ligação entre as duas competições.

«Espero e acredito que esse resultado negativo não tenha qualquer interferência na prestação da nossa equipa na Taça de Portugal. Esta meia-final frente ao Belenenses vai servir para fazer a equipa regressar às vitórias», diz com convicção Fernando Nunes.

A equipa de Belém é conhecida pela entrega e empenho que coloca em todos os jogos, independentemente de ser ou não favorita nas partidas que disputa.

«O Belenenses tem, de facto, essa característica. É uma equipa combativa, joga sempre nos limites e sem medo de falhar. Por isso é sempre um adversário difícil. Mas, como sempre, um clube com a dimensão do Sporting entra sempre para ganhar em qualquer competição».

Mas Fernando Nunes não quer para já pensar na final. «Um jogo de cada vez. Primeiro, o Belenenses… Depois, sábado à tarde, falamos… Esse é o jogo que nos preocupa neste momento.»

BELENENSES NUNCA BAIXOU OS BRAÇOS

Do lado do Delta Belenenses, foi o técnico Luís Massuça a abordar a presença da equipa de Belém na ‘final-four’ da Taça de Portugal, começando por falar do jogo com o Sporting CP.

«Vai ser um jogo difícil, já que a realidade das duas equipas é bem diferente. Enquanto o Belenenses jogo no grupo B, para não descer, Sporting compete no grupo A, tentando chegar ao título. São equipas muito diferentes», reconhece Luís Massuça que, no entanto, esclarece que a equipa não entra antecipadamente derrotada. «O Belenenses tem os seus valores, nunca baixou os braços e vai tentar ganhar o primeiro jogo frente ao Sporting para chegar à final».

O facto de o Sporting ter jogado a meio da semana e não ter conseguido um resultado positivo frente ao Madeira não é, para o técnico da equipa de Belém, uma vantagem para a sua equipa.

«Esse tipo de resultados, numa estrutura como a do Sporting, não tem grandes efeitos negativos. O plantel é constituído por jogadores com muita experiência. Vamos fazer o jogo e entrar em campo para ganhar Mas, se por algum motivo, esse tipo de resultado tiver algum efeito e nos facilitar a tarefa, claro que aproveitaremos. Mas penso que não. O Sporting tem uma estrutura muito forte. A vantagem vai ser só uma – a de que quem marcar mais golos… ganha».

Luís Massuça esclareceu que já tem todo o plantel à sua disposição.

Percurso das duas equipas até à ‘final-four’
Para chegar a Tavira o Sporting CP começou por viajar até Fafe onde, nos oitavos-de-final, eliminou a equipa local, a quem venceu por confortável 30-37. Seguiu-se o Águas Santas, que o Sporting afastou em casa, com uma vitória por 24-21.

Quanto ao Delta Belenenses, eliminou o Maia ISMAI (37-34) nos oitavos-de-final e, posteriormente, nos quartos-de-final, afastou o Marítimo Madeira (40-27).

– Calendário da ‘final-four’ da Taça de Portugal:

– Sábado, dia 31 de Março:
16.00 h. – Delta Belenenses-Sporting CP – Flávio Carvalho/João Malhado (Leiria) – FAP TV
18.00 h. – FC Porto Vitalis-Madeira SAD – Bruno Rodrigues/Carlos Capela (Aveiro) – FAP TV

– Domingo, dia 1 de Abril:
17.00 h. – Final – RTP 2

Patrocinadores Institucionais