«Bring Cup – 2012» – Portugal empata com a Eslováquia e segura terceiro lugar

PUB

Portugal e Eslováquia empataram ao início da tarde de hoje a 26 golos, em jogo da terceira e última jornada da «Bring Cup – 2012» que está a decorrer em Bodo, no Norte da Noruega. Com este resultado, Portugal assegurou o terceiro lugar, à frente da Eslováquia, repetindo a classificação conseguida na última edição do torneio, em Novembro de 2011.

Ao intervalo, Portugal vencia por 16-13, numa partida em que Tiago Rocha (6 golos) foi eleito o melhor jogador da equipa lusa.

Os primeiros minutos do jogo foram disputados debaixo de muito equilíbrio como, ver-se-ia depois, quase toda a partida. As duas equipas passaram aos 10 minutos empatadas a três, empates que se voltaram a registar de uma forma sucessiva até aos 22 minutos (9-9). Aí, Portugal começou a descolar, chegando ao intervalo a vencer por 16-13.

O reinício da partida trouxe uma reação forte da Eslováquia que, aos 37 minutos já estava na frente do marcador (17-16). Portugal respondeu e o jogo voltou à toada de equilíbrio da primeira parte, com empates sucessivos até aos 53 minutos (23-23). Dois golos consecutivos da Eslováquia levaram Portugal a entrar nos cinco minutos finais a perder por 25-23, mas três golos de Fábio Magalhães, Ricardo Moreira e José Costa levaram a turma portuguesa de novo ao comando do marcador (25-26). O resultado final foi selado com um golo de Gjennombrudd, à entrada do minuto final.

Com este resultado, Portugal termina a competição em terceiro lugar, com o mesmo número de pontos (1) da Eslováquia, mas com melhor diferença de golos.

O boletim de jogo pode ser consultado em:

http://www.handball.no/kamp.asp?KampId=894228

O MELHOR JOGO DO TORNEIO

No final da partida, Mats Olsson mostrava-se satisfeito com o desempenho da equipa.

«Hoje fizemos o melhor jogo do torneio, como já esperávamos. Fizemos rotação de jogadores durante todo o torneio e hoje mostramos maior evolução e fizemos um bom jogo», começou por referir o seleccionador nacional.

«Só nos primeiros nove minutos da segunda parte é estivemos abaixo do nosso nível. Fizemos bom jogo, muito sério. A Eslováquia era a selecção mais parecida com a Eslovénia, o adversário que vamos ter de defrontar no play-off. Tivemos hoje uma boa oortunidade de mostrar que o nosso contra-ataque funciona bem. Estou muito satisfeito com o jogo de hoje», referiu Mats Olsson, para depois fazer uma abordagem mais geral à presença portuguesa na «Bring Cup – 2012».

«No cômputo global, há muitas coisas positivas na presença neste torneio. Sabiamos os problemas que iamos ter por termos treinado pouco. Houve jogadores que mostram valor para estar na equipa e isso satisfaz-me. Sentir que temos um grupo amplo e não estamos sujeitos apenas a dois jogadores por lugar.»

A selecção nacional volta a concentrar-se em finais de Maio para um curto estágio de três dias. Depois, no dia 4 de Junho acontece a concentração final com vista aos dois jogos do playoff, frente à Eslovénia.

Calendário e resultados da «Bring Cup-2012», a disputar no Bodø Spektrum, em Bodo, no norte da Noruega:

Dia 5 de Abril (quinta-feira):
16h00 – Portugal – Rússia, 21-28 (12-12)
18h10 – Noruega – Eslováquia, 34-27 (17-15)

Dia 6 de Abril (sexta-feira):
15h00 – Rússia – Eslováquia, 29-19 (16-12)
17h10 – Noruega – Portugal, 35-29 (13-13)

Dia 7 de Abril (sábado):
14h00 – Eslováquia – Portugal, 26-26 (13-16)
16h10 – Noruega – Rússia, 29-33 (15-19)

CLASSIFICAÇÃO
1.º Rússia, 6, pontos.
2.º Noruega, 4 pts.
3.º Portugal, 1 pt.
4.º Eslováquia, 1 pt.

NOTA – Menos uma hora em Portugal Continental.

Recorde-se que Portugal também participou na última edição da prova, disputada em Novembro de 2011, onde foi terceiro classificado (2 pontos), atrás da Noruega (6 pts) e Macedónia (4 pts) e à frente da Lituânia, quarta (zero pontos).

Patrocinadores Institucionais