Europeu de Sub-18: empate com sabor amargo

PUB

A selecção nacional de juniores B masculina de Portugal empatou ao final da manhã de hoje com a Finlândia a 24 golos, falhando assim a presença na fase final do Campeonato da Europa de Sub-18.

Ao intervalo, Portugal vencia por confortável 14-10, mas não conseguiu reagir da melhor forma à fortíssima entrada na segunda parte dos finlandeses que, em cinco minutos, fizeram um parcial de 7-0.

Belmito Alves, com 13 golos, foi o melhor marcador da partida.

Com este resultado, Portugal terminou o grupo 9 de apuramento para o ‘europeu’ de sub-18 em igualdade pontual com a Finlândia, mas os finlandeses garantiram o primeiro lugar do grupo – e consequente apuramento para a fase final do ‘europeu’ – graças ao melhor ‘goal-average’, já que venceram a Lituânia por oito golos, enquanto Portugal conseguiu, frente ao mesmo adversário, uma vitória por sete golos.

O boletim de jogo já pode ser consultado em anexo

DUDA DESILUDIDO

No final do jogo, Duda não escondia o seu desalento, quando ouvido sobre a partida contra a Finlândia e o afastamento do Europeu.

«Estou muito desiludido com os jogadores, porque somos a melhor equipa das três que disputaram este apuramento. A primeira parte foi espectacular, jogámos bem, chegámos ao intevalo a vencer por quatro», começou por referir o seleccionador nacional.

«Alertámos os jogadores que a Finlândia teria uma forte reacção nos primeiros cinco ou 10 minutos da segunda parte. Alertámos os atletas, mas a segunda parte foi má demais. Os atletas, principalmente na parte psicológica, foram muito abaixo, com a pressão que veio do parcial de 7-0 que a Finlândia fez nos primeiros minutos do segundo tempo. Mas este resultado não aconteceu por mérito da Finlándia mas por demérito nosso, Falhámos 12 bolas isoladas contra o guarda-redes e hoje podemos dizerr que falhou claramente a finalização e também não tivemos os nossos guarda-redes ao seu melhor nível.».

Mas o que mais desiludiu Duda foi a componente psicológica dos seus jogadores, que não conseguiram reagir da melhor forma nas alturas cruciais.

«Não é a primeira vez que a equipa mostra este tipo de comportamento psicológico, acusando a responsabilidade dos jogos, Mas estes jogadores já têm experiência internacional para saberem ultrapassar isso. Têm de trabalhar muito mais a parte psicológica. A nível técnico-táctico estivemos bem, a Finlândia não nos surpreendeu em nada, mas teve uma grande atitude. Na altura das decisões importantes, fomos sempre piores que eles. A maioria dos nossos jogadores esteve abaixo do que pode e deve fazer, especialmente no aspecto psicológico. A um minuto e meio do fim ganhávamos por um, tínhamos posse de bola, rematamos três vezes isolados e o garda-redes fez três defesas. E o último ataque, também foi nosso…», constatou, desiludido, Dragoslav Punosevac (Duda), que terminou, dizendo: «Assumo claramente a responsabilidade pelo facto de não termos sido apurados, mas há situações em que o técnico não pode intervir».

Calendário de Jogos – Grupo 9 – Qualificação Europeu Sub18 masculinos
30.03.2012, 19:00 – Lituânia : Portugal, 24-31 (9-14)
31.03.2012, 18:00 – Finlândia : Lituânia , 25-17 (15-8)
01.04.2012, 14:00 – Portugal : Finlândia, 24-24 (14-10)

CLASSIFICAÇÃO
1.º Finlândia, 3 pontos
2.º Portugal, 3 pontos.
3.º Lituânia, 0 pontos

Nota: Menos duas horas em Portugal.

Patrocinadores Institucionais