F.C.Porto Vitalis vence SL Benfica e isola-se no primeiro lugar

PUB

No Funchal, o Madeira SAD cedo pareceu querer confirmar o seu favoritismo, chegando aos 5 minutos a vencer por 5-1. O Águas Santas ainda reagiu, ‘colou-se’ aos insulares aos 18 minutos (7-6), mas foi ‘sol de pouca dura’… As equipas foram para o descanso separadas por cinco golos (12-7), com vantagem para os pupilos de Paulo Fidalgo.

Na segunda parte, e depois de alguns minutos de equilíbrio, o Madeira disparou no marcador, foi ampliando a vantagem que chegou a 10 golos a cinco minutos do fim (26-16). Triunfo dos insulares, por 28-20, numa partida marcada por intensa actividade disciplinar (11 exclusões e um cartão vermelho) e pelos 11 golos de Pedro Cruz (Águas Santas) e pelos sete de João Ferraz (Madeira SAD).

No Dragão Caixa, o SL Benfica resistiu durante 50 minutos, mas o FC Porto foi mais forte nos dez minutos finais e venceu por 24-22, vitória que coloca os portistas isolados no comando da classificação geral, com 42 pontos, a cinco do segundo classificado, Madeira Sad, com 37 pontos.

O jogo começou com os guarda-redes de ambas as equipas em destaque, o Benfica entrou melhor e marcou primeiro. Aos cinco minutos, jogava-se em ritmo acelerado no Dragão Caixa e o marcador mostrava 3-3. Aos seis minutos, o FC Porto passou para a frente do marcador e, depois de quatro minutos sem golos, a equipa de Jorge Rito restabeleceu o empate (4-4). Cinco minutos depois, o ritmo de jogo e de golos mantinha-se, com o FC Porto a conseguir apenas um golo de diferença do adversário, tendo sido essa a maior vantagem registada ao longo dos primeiros 30 minutos. A pouco menos de dois minutos para o intervalo, quando o resultado era 10-10, David Tavares marcou e o Benfica segurou a vantagem que fez com que o Porto saísse para intervalo a perder 10-11.

O jogo retomou da melhor forma para o Porto, que empata por Gilberto Duarte. Ainda antes dos três minutos de jogo, Ricardo Moreira foi desqualificado e Hugo Laurentino voltou a destacar-se na baliza do FC Porto, ao defender o livre de sete metros marcado por David Tavares, impedindo a vantagem para o Benfica. O jogo decorria com grande intensidade, com golos de lado a lado e, a meio da primeira parte, o resultado era 16-16. À passagem do minuto 19 da segunda parte, Tiago Rocha, com dois golos seguidos, dá ao Porto a primeira vantagem de dois golos, que Wilson Davyes em seguida aumentou para três (21-18). O Benfica reduziu, mas não o suficiente para novo empate e, a cinco minutos do fim, o Porto vencia por 24-20. O Benfica ainda reduziu para 24-22, mas o Porto segurou a vantagem e isola-se no primeiro lugar da tabela.

À mesma hora, no Pav. Flávio Sá Leite, o ABC de Braga recebia o Sporting CP, que entrou bem no jogo e esteve a ganhar até aos sete minutos, altura em que o ABC passou para a frente. Depois do Sporting ter voltado a empatar as contas (4-4), os leões estiveram 10 minutos sem conseguir marcar e, durante esse período, o ABC fez um parcial de 6-0, que colocou a equipa da casa a ganhar por 10-4. O Sporting reduziu para 10-7, mas o Braga voltou a distanciar-se (12-7) e saiu para o intervalo a ganhar por 13-9.
O ABC voltou a marcar primeiro, na segunda parte e, depois de cinco minutos onde as duas equipas cometeram algumas falhas técnicas e em que não houve golos, o Sporting começou a recuperação. A perder 15-11, os leões foram diminuindo a diferença no marcador e, a meio da segunda parte, empataram o jogo (16-16). O jogo manteve-se equilibrado e a dez minutos do fim, o Sporting passou para a frente (17-18) e não permitiu a recuperação da equipa de Braga, que perdeu por 19-22.

XICO ANDEBOL E DELTA BELENENSES COM VITÓRIAS
No Grupo B, o Xico Andebol venceu o ADA Maia-Ismai por 32-29 e em Aveiro, o Delta Belenenses conseguiu uma vitória tangencial sobre o último classificado, S. Bernardo, por 30-29, depois de ter estado a ganhar ao intervalo por 16-12. A encerrar a jornada, o Sp. Horta recebeu e venceu o AC Fafe, por 33-27.

Resultados dos jogos da 4.ª jornada da fase final do Andebol 1, disputados esta quarta-feira:

– GRUPO A:
Madeira SAD-Águas Santas, 28-20
FC Porto Vitalis-SL Benfica, 24-22
ABC de Braga – Sporting CP, 19-22

– GRUPO B:
Sp.Horta-A.C.Fafe, 33-27
Xico Andebol- Maia ISMAI, 32-29
São Bernardo-Delta Belenenses, 29-30

Patrocinadores Institucionais