FC Porto sagra-se campeão nacional 2011/ 12

PUB

À semelhança do que aconteceu na época passada, foi na Maia, no jogo com o Águas Santas, que o FC Porto voltou a conquistar mais um título, o quarto consecutivo.

Com a vitória sobre o Águas Santas por 30-25, o FC Porto sagra-se campeão nacional 2011/12, quando ainda faltam quatro jornadas para o fim da fase final do Andebol 1. No jogo deste sábado, que foi transmitido em directo pela RTP2, a equipa de Obradovic entrou em campo muito motivada e já ganhava por 4-1 aos cinco minutos, vantagem que chegou a ser de cinco golos (7-2) ainda antes dos 10 minutos. Este resultado levou ao time-out pedido pelo treinador do Águas Santas e que teve o efeito desejado, já que o Águas Santas recuperar até ao 7-5. Mas o FC Porto controlou sempre o jogo e foi gerindo a vantagem no marcador, que chegou a ser só de um golo, quando aos 19 minutos o Águas Santas reduziu para 11-10. Dois minutos depois, Daymaro Salina viu o cartão vermelho. O FC Porto, com Hugo Laurentino com uma prestação notável na baliza, geriu a vantagem e chegou ao intervalo a ganhar por 15-13.

Apesar da luta do Águas Santas pelo melhor resultado, a segunda parte foi a confirmação do empenho portista em alcançar já hoje o título. O FC Porto esteve na frente do marcador durante todo o segundo tempo e chegou a ter sete golos de vantagem, a oito minutos do fim do jogo e numa altura em que os muitos adeptos do FC Porto, na Maia, já celebravam. O FC Porto venceu por 30-25 e sagrou-se campeão nacional 2011/12.

Gilberto Duarte, com 8 golos, foi o melhor marcador do jogo.

No final do jogo, em declarações à RTP2, o aniversariante Ricardo Moreira, disse que “este é um sentimento muito bom, por ver tanta gente aqui a apoiar-nos e a acreditar. Hoje fizemos um marco histórico, porque desde a época de 60 que nenhuma equipa conseguia o tetracampeonato”. Filipe Mota referiu que o segredo do sucesso do FC Porto “é a união e o trabalho de toda época toda”, ideia reforçada por Hugo Laurentino: “Acima de tudo, a entrega nos treinos e a regularidade nos jogos. Não facilitamos em nenhum, tratamos todos os jogos da mesma forma e o segredo é esse. Muito treino, muito trabalho e muita dedicação ao andebol.” O guarda-redes ainda referiu que falta ao clube “uma liga dos campeões”.

Por fim, o treinador Obradovic destacou o “bom grupo de jogadores, que gosta de lutar e que sabe lutar e merece o título”.

ABC VENCE MADEIRA SAD

No Pavilhão Flávio Sá Leite, o ABC venceu o Madeira Sad por 27-23. O jogo começou muito equilibrado (2-2), com os madeirenses na frente do marcador até aos vinte minutos de jogo. Depois do ABC ter empatado a 8 golos, deu a volta ao resultado e chegou ao intervalo a ganhar por 15-11. Os madeirenses, que já não conseguiram recuperar da desvantagem, estiveram a correr atrás do resultado ao longo de toda a segunda parte. A equipa de Paulo Fidalgo ainda reduziu a diferença para dois golos, por várias vezes, mas o ABC conseguiu gerir a vantagem e garantir a vitória.

No Grupo B, o CD S. Bernardo recebe e venceu o CD Xico Andebol, por tangencial 25-24. O S. Bernardo marcou o golo da vitória a pouco mais de três minutos do fim do encontro e conseguiu segurar a curta vantagem. O CD Xico Andebol estava a vencer, ao intervalo, por 11-13.

No Restelo, o Delta Belenenses cedeu um empate na recepção ao AC Fafe. Foram 60 minutos muito disputados, em que se destacam os 12 golos de Belone Moreira (Belenenses) e os 11 de Luis Nunes (AC Fafe). No fim da primeira parte, vantagem para o Belenenses por 18-17.

A 7ª jornada do Grupo A só se completa na próxima quarta-feira, 2 de Maio, dia em que se disputa o Sporting CP – SL Benfica, adiado devido à participação da equipa leonina na Challenge Cup.

Também a 7ª jornada do Grupo B fica incompleta até ao dia 9 de Maio, data em que o Sp. Horta viaja até à Maia, para jogar com o ADA Maia-Ismai.

Resultados da 7ª jornada
Grupo A
– ABC Braga : AM Madeira A. Sad, 27-23 (15-11)
– AA Águas Santas : FC Porto Vitalis, 25-30 (13-15)

Grupo B
– CD S.Bernardo : CD Xico Andebol, 25-24 (11-13)
– Delta Belenenses : AC Fafe, 33-33 (18-17)

Patrocinadores Institucionais