Sporting CP conquista a Taça de Portugal

PUB

Sporting CP e FC Porto disputaram, esta tarde, em Tavira, a final da Taça de Portugal 2011/12, em jogo dirigido pela dupla aveirense Mário Coutinho/ Ramiro Silva.

O muito público que se deslocou ao pav. Mun. Dr Eduardo Mansinho assistiu a um jogo emocionante e muito intenso, em que as duas equipas contaram com o apoio das respectivas claques nas bancadas. O FC Porto marcou o primeiro golo do jogo, pelas mãos de Gilberto Duarte, mas o Sporting respondeu de imediato e marcou dois golos seguidos, assumindo a liderança do marcador. Mas a equipa de Obradovic voltou a equilibrar as contas e o resultado sempre muito equilibrado foi constante, ao longo de toda a primeira parte, fruto não só de defesas fortes, de lado a lado, como também do bom desempenho de Hugo Laurentino, na baliza do FC Porto e de Hugo Figueira, do lado do Sporting. A maior diferença, na primeira parte, foi conseguida pela equipa portista, ainda antes dos quinze minutos de jogo, quando vencia por 8-5. Mas o Sporting não baixou os braços e voltou a empatar o resultado (8-8) e, com Fábio Magalhães excluído por 2 minutos, o Porto não desperdiçou e voltou a ganhar vantagem (10-8), pela marcação de dois livres de sete metros consecutivos, marcados por Ricardo Moreira. A cinco minutos do fim, novo empate a 11 golos e, com mais dois golos para cada lado, as duas equipas recolheram ao balneário empatadas a 13 golos.

No intervalo, a animação foi garantida pela formação do Clube Vela de Tavira e, de regresso ao campo, para a segunda parte, Sporting e Porto voltaram com a mesma garra com que jogaram na primeira parte. O Sporting marcou primeiro, mas o Porto voltou a passar para a frente e as duas formações foram marcando golos a par e passo. Aos 14 minutos da segunda parte, a equipa de Pokrajac volta a igualar as contas (20-20) e, aos 18 minutos, João Pinto, do Sporting, vê o cartão vermelho. A sete minutos do fim, o marcador mostrava 24-24 e o Sporting passa para a frente com um golo de Rui Silva. Depois do time-out pedido pelo Sporting, Muresan (Sporting) falha um remate e Wilson Davies restabelece o empate (25-25). Nos três minutos finais, o pavilhão estava ao rubro. O FC Porto viu Salina ser excluído a pouco menos de um minuto do fim e, a quarenta segundos do fim, Pedro Solha marcou o golo da vitória do Sporting. Obradovic ainda pediu o time-out, fez o último ataque com guarda-redes avançado, mas Hugo Figueira garantiu a Taça de Portugal para o Sporting, que conquista assim, pela 13ª vez, a Taça de Portugal.

No final do jogo, em declarações à RTP2, que transmitiu o jogo em directo, uma das figuras do jogo, o guarda-redes Hugo Figueira disse: “É indiscrítivel. É um troféu que ainda não tinha ganho, embora já tivessse chegado a uma final. É uma satisfação enorme, trabalhamos muito e estamos muito contentes. O Sporting não está habituado a vencer a Taça mas vai vencer mais vezes. Queremos chegar à final da Challenge Cup e vencer. O campeonato… esse ainda vamos ver”.

O treinador do Sporting, Branislav Pokrajac, referiu que “para o Sporting foi uma vitória muito importante, porque nos últimos anos o Sporting contra o Porto nunca tinha bons resultados. Tivemos muitos problemas com as exclusões de 2 minutos e os livres de sete metros mas ganhámos. Qual foi a diferença? Foi só um golo… Hoje jogámos de forma muito compacta, como uma verdadeira equipa. Acabámos uma competição e agora temos o campeonato e a Challenge Cup”, disse.

À conferência de imprensa, Ricardo Moreira (FC Porto), disse que “nós temos de esperar o que eles fazem, não conseguimos ganhar. Faltou marcar mais dois golos. Tal como no ano passado, se marcassemos mais dois golos ganhávamos… perdemos por um.”

Obradovic foi parco em palavras: “É proibido perder? Temos de saber perder, não é só ganhar. Ficar grande quando se perde e ficar grande quando se ganha.”

Pedro Solha foi o melhor marcador da final da Taça de Portugal, com 7 golos.

O boletim de jogo pode ser consultado, no Portal, em Competições Nacionais.

FESTA VERDE E BRANCA EM TAVIRA

No final do jogo, enquanto o Sporting CP ainda festejava a conquista da Taça, procedeu-se à cerimónia de entrega de prémios. O FC Porto recebeu as Medalhas pelas mãos de José Manuel Guerreiro, Vereador da Câmara Municipal de Tavira e Elsa Cordeiro, Vereadora da Câmara Municipal de Tavira. João Estrela, Presidente da Associação de Andebol do Algarve, entregou a Taça ao finalista vencido.

Ao vencedor da Taça de Portugal 2011/12, José Baia, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Câmara Municipal de Tavira e Miguel Fernandes, Director – executivo da Federação de Andebol de Portugal entregaram as Medalhas e a Taça foi entregue por Jorge Botelho, Presidente da Câmara Municipal de Tavira e por Ulisses Pereira, Presidente da Federação de Andebol de Portugal.

Momentos antes da entrega das Medalhas e Taças aos clubes finalistas, Eduardo Mendonça, Presidente do Clube Vela de Tavira e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Andebol do Algarve e João Costa, Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal entregaram Medalhas às equipas de arbitragem presentes na Final Four da Taça de Portugal.

O Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira, ofereceu ao Presidente da Câmara Municipal de Tavira uma placa de agradecimento e reconhecimento à Câmara Municipal de Tavira.

Patrocinadores Institucionais