Federação e Centros de Formação de Associação de Escolas assinaram protocolo de cooperação

PUB

A Federação de Andebol de Portugal e os Centros de Formação de Associação de Escolas, assinaram na passada sexta-feira,11 de Maio, no Hotel Montebelo, em Viseu, um protocolo de cooperação no âmbito de um Projeto de Formação de Professores de Educação Física, creditada, que pressupõe também, a realização de um Quadro Competitivo Inter-turmas de andebol a partir do 5º ano de escolaridade, bem como a formação alunos/ árbitros, que farão o controlo dessas competições.

Este protocolo, que terá a duração de 4 anos, foi assinado pelo Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Dr. Ulisses Pereira e por cada um dos Diretores dos 9 Centros de Formação de Associação de Escolas que abrangem todos os 38 concelhos dos distritos de Viseu e Guarda: CFAE Escolas do Douro e Távora, CFAE Castro Daire e Lafões, CFAE Planalto Beirão, CFAE Guarda-1, CFAE Guarda-Raia, CFAE Marco – Cinfães, Centro de Formação EduFor, CEFAE Visprof e CEFOP-LART.

A cerimónia de assinatura contou ainda com a presença do Presidente da Associação de Andebol de Viseu, Prof. Joaquim Escada, o Presidente da Associação de Andebol da Guarda, Prof. Miguel Fonseca, o Coordenador da Formação da Federação, Prof. Dr. Pedro Sequeira, o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, os Vereadores do Desporto das Câmaras Municipais de São Pedro do Sul, de Viseu e de Tondela e outros representantes ligados às Direções das Agrupamentos de Escolas.

Na primeira intervenção, o Prof. Joaquim Escada, referiu a “importância deste projeto, interligado com outros projetos da Federação para a região, para alunos, escolas e clubes de andebol, na criação de uma base sustentável.”

Em representação dos Centros de Formação de Associação de Escolas, o Prof. Felisberto Lima do CFAE Douro e Távora, reforçou a ideia de que “este sim é um projeto com grande viabilidade e um exemplo de Protocolo”, referindo ainda que “apesar de o protocolo ser assinado neste dia, está a funcionar, mesmo antes deste momento formal.”

Por fim, o Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Dr. Ulisses Pereira, salientou que “este é o caminho que devemos seguir numa perspetiva de promoção e desenvolvimento sustentado do Andebol”. Referiu ainda da importância de o “Andebol voltar às escolas.”

Patrocinadores Institucionais